sexta-feira, janeiro 12, 2007

Secretárias Adotam Novo Figurino

De mandona a meiga, de negra a branca,de principiante a experiente, de “extintor de incêndio” a anjo da guarda, todas as participantes do desfile de milhões de secretárias do mundo todo,conquistaram esse singular lugar nas organizações, graças a competência,habilidade e simpatia – a trilha do sucesso.
A mais espetacular revolução da história da humanidade foi protagonizada pela mulher que, nas últimas décadas, invadiu o mercado de trabalho gerando um novo estilo de vida mundial, que obrigou as empresas a desenvolveremn inovadoras estratégias mercadológicas. A Secretária é, sem dúvida alguma, uma das pioneiras nesse movimento. Grande parte das responsabilidades da profissão é encontrada no Livro dos Provérbios,nas antigas civilizações gregas e egípcias,atribuições que deverão perdurar ao longo dos tempos. Não visualizo a perda de importância da nova roupagem da profissão,a qual transformou-se numa destacada passarela que abre espaço para vôos mais altos,dentro das organizações. Observando os requisitos indispensáveis de uma secretária de uma grande empresa transnacional,de um profissional liberal,de um pequeno negócio,de um empreendimento rural ou de uma lojista,concluímos que a essência é a mesma,porém,a peculiaridade de cada organização,provoca ações operacionais diferenciadas.Com as profundas transformações estruturais e tecnológicas provocadas pela globalização, o futuro destas profissionais continua vinculado ao significado (do latim) original da palavra secretária – secretum – aquela que guarda segredo de outrem – conduzindo-a a uma assessoria executiva,com todas as prerrogativas do cargo. O sucesso na carreira passa,obrigatoriamente,por um curso específico de Secretariado e pela participação continuada em eventos e atividades que potencializem o seu talento e,enriqueçam o seu desempenho. A habilidade na operação dos modernos meios de comunicação eletrônica,com seus processadores de textos,Internet,software dos mais sofisticados,Intranet e outros dispositivos, têm contribuído com o sistema de excelência da gestão das empresas,de todos os portes e segmentos.A fusão de empresas multinacionais evidencia que o domínio do inglês tornou-se obrigatório,mas,ser fluente em mais de um idioma,poderá representar a diferença que fará a diferença na ascensão da carreira. A busca incessante da redução de custos operacionais tem exigido que uma mesma funcionária atenda a várias Diretorias, ou setores da empresa, desempenhando uma multiplicidade de tarefas,que têm sido facilitadas graças ao cotidiano da mulher,que sempre exigiu dela a tão propalada empregabilidade,mesmo quando o termo não era usual no mercado de trabalho. Saber aplicar os fundamentos de administração de empresa, estar em sintonia com o planejamento estratégico,primar pelo relacionamento interpessoal com os clientes/fornecedores internos e externos e, principalmente, ter habilidade para lidar com a imprevisibilidade do Chefe,são aviamentos de um figurino que,cada vez mais,ganha silhueta gerencial.Com a lembrança de que a prioridade zero da Secretária de sucesso é saber, exatamente, o que ela nunca deve fazer,encerro com o bordão daquela talentosa, e simpática, comediante da TV brasileira – “está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito,mas,que aqui tem muita cuca no lance”.
(Faustino Vicente é Consultor Organizacional, Professor e Advogado).

Fonte: www.planetanews.com


Meninos, em breve posts direcionados a vcs!! Aguardem!!!!!

2 comentários:

Fernanda Abreu disse...

Muito legal, Dani, acho que o blog foi uma excelente idéia e vai ajudar principalmente aos futuros calouros perdidos, na hora da escolha do curso no vestibular. E bom também que a gente sempre vai ter um texto legal pra ler, que poderá ser utilizado nas aulas para discussão, evitando as mesmas aulas sobre os mesmos assuntos.

Pablo disse...

demooo!!! heheheh, olha eu aki!!
entaum, achei legal a ideia do blog, como a fernanda disse, ajudará os calouros e a nos mesmos no futuro próximo, onde veremos a realidade messsmo do trabalho... qq coisa eu tb te passo, ok?!
bjos !