segunda-feira, janeiro 22, 2007

Afinal, O Que é MARKETING PESSOAL???


Hoje em dia, além das competências intelectuais e experiência na função, tem se falado muito no cuidado que devemos ter em relação ao nosso marketing pessoal. Mas, afinal, o que é marketing pessoal ?
Marketing pessoal nada mais é do que a soma de qualidades pessoais, competências técnicas e atitudes sociais e profissionais necessárias para se atingir o sucesso pessoal e profissional desejados, isto é, mostrar aos outros o que você tem de melhor. Por isso, podemos dizer que marketing pessoal é nossa marca pessoal.

E você ? Sabe vender bem sua imagem de uma forma convincente e elegante ?
Antes de mais nada, é importante se ter em mente que precisamos transmitir uma imagem verdadeira. Não adianta inventarmos competências que não temos nem uma imagem que não somos, pois, cedo ou tarde a “máscara cai” para um, dois, e logo todos perceberão que você não passa de um blefe. Você, com certeza, percebe quando alguém está contando vantagem ou mentindo, não percebe ? Pois é, os outros também !Desta forma, acredito ser imprescindível ter naturalidade no contato com o outro, porque, na verdade, dá muito mais trabalho quando criamos uma imagem que não condiz com a realidade. Temos sempre que nos policiar e ficar atentos ao “ o que, a quem e quando dizemos” determinadas coisas aos outros. Tome cuidado para não virar refém de você mesmo !Sem dúvida nenhuma, todos nós temos como objetivo mostrar nossas qualidades sociais, intelectuais, profissionais etc., porém devemos ter cautela quanto a isso.
È natural exagerarmos um pouco quando falamos de nossas qualidades e esconder ou mesmo “maquiar” nossos defeitos.Nem sempre estamos em locais adequados, interagindo com as pessoas certas. É preciso, porém, estarmos atentos a isso ! Devemos falar de nós mesmos quando for interessante para ambas as partes, visando objetivos e interesses comuns e, principalmente, sermos profissionais acima de tudo, evitando, portanto, a insistência e a bajulação.

Cresci ouvindo minha mãe dizer que devemos tratar bem a todas as pessoas, sejam elas conhecidas ou desconhecidas porque nunca sabemos quando precisaremos da ajuda de alguém.Sempre notei que as pessoas mais tímidas e introvertidas sentem muita dificuldade de falar de si mesmas enquanto que os extrovertidos falam sem parar e “até demais” de suas qualidades. Tanto um como outro cometem falhas na hora de fazer seu marketing pessoal.

Tinha, como costume, lavar o carro em um posto de gasolina da Zona Sul e por isso fiz amizade com o lavador de carros que sempre fazia questão de me atender. Eu, por outro lado, também fazia minha parte em retribuição à atenção que ele sempre me dispensava. Certo dia, após a lavagem habitual, percebi que meu carro não estava ligando devido a um problema na bateria. Quando solicitei ajuda a este funcionário do posto, ele imediatamente chamou um colega que trouxe seu carro próximo ao meu para fazê-lo “pegar” novamente. Ele deixou de lavar o carro seguinte para me dar um atenção especial. Confesso que fiquei surpresa com o atendimento e, depois de agradecê-los imensamente dei uma boa gratificação a ambos. Viram só ?
Será que se eu fosse lá, sem olhar para a cara de ninguém, sem falar “olá”, “por favor”, “obrigada”, sem dar uma gorjeta após a lavagem do carro, teria tido este atendimento todo especial ? Tenho consciência de que ninguém é obrigado a fazer nada para ninguém, mas quando existe um elo de amizade e gratidão tudo fica mais fácil !

O bom uso da etiqueta também é fundamental, independentemente de onde e com quem estivermos. Saber ser gentil e agradável, ter ética, comportar-se bem em reuniões e eventos sociais, respeitar a hierarquia no ambiente de trabalho (sem ser arrogante), se vestir adequadamente, falar e ouvir nos momentos certos, ter bom humor, entre outras atitudes, também contribui na construção de uma imagem pessoal de sucesso ! É importante termos em mente que, nosso comportamento diário se refletirá em ações que poderão facilitar ou dificultar nosso cotidiano. E lembrem-se : nunca prometa nada a ninguém que não poderá cumprir depois !

Quero contar três situações que vivi no mesmo ano e na mesma empresa envolvendo oportunidade de emprego :

1ª personagem : Tinha pouca amizade comigo e com os outros funcionários, só nos falávamos por telefone pois ela era da matriz do RJ, porém, nos dávamos bem. Quando foi demitida (depois de sete anos de empresa), enviou um e-mail para muitas pessoas, pedindo, com humildade, ajuda para conseguir um novo emprego porque tinha dívidas e precisava se recolocar rapidamente. Liguei para o RJ para consolá-la e enviei uma lista enorme de consultorias do RJ e SP. Passado algum tempo, enviei um e-mail para saber das novidades, e outra mensagem após uma semana. Pois é, estou esperando resposta até hoje. Soube depois, que ela ainda estava em busca de uma oportunidade porque o currículo dela não preenchia o perfil das vagas a que concorria. Exemplo nítido de pessoa interesseira.

2ª personagem : Uma funcionária exemplar e querida não só por mim mas por muita gente. Era terceirizada pela empresa há três anos e não conseguia oportunidade (apesar de muitas tentativas) para ser efetivada na empresa por burocracia e problemas internos. Um belo dia, tomei a iniciativa para ajudá-la e consegui. Detalhe : Ela nunca pediu ajuda para ninguém. Depois de algum tempo na nova função, foi elogiada pela gerência pela sua competência e profissionalismo. Exemplo clássico que quem não sabe fazer bom uso do seu marketing pessoal.

3º personagem : Foi indicado por um diretor a um cargo de gerente na empresa em que trabalhava. Ele foi entrevistado e estava aguardando uma posição. Como ele tinha meu e-mail, me escreveu três mensagens na mesma semana solicitando informações sobre a vaga. Na última, para minha surpresa, ele anexou vários e-mails onde seus colegas de empresa o parabenizavam pelo desempenho nas vendas, profissionalismo e extrema competência. Muitas vezes, uma indicação abre a primeira porta, mas, nem sempre, a porta principal. Mesmo esclarecendo a ele no primeiro e-mail que não tinha nenhuma posição sobre a vaga e que meu chefe estava viajando, ele insistiu e exagerou no envio das mensagens. Este candidato, embora competente, não conseguiu a vaga porque não tinha o perfil que a empresa buscava. Exemplo nítido de uma super exposição desnecessária.

Por isso, se quiser ter sucesso no mundo corporativo, atenção à imagem que você constrói !

(Mirian Nasser Gomes, tem 38 anos e é Bacharel em Tradutor-Intérprete Letras, com Pós-Graduação em Marketing. Fluência nos idiomas inglês e espanhol. Em 2006, começou a cursar Pós em Psicologia Organizacional. Ministra cursos e palestras (inclusive "in company") em Comunicação, Marketing Pessoal, Etiqueta Empresarial e Social, Criatividade Administração do Tempo, Relacionamento com o Cliente e Relacionamento Interpessoal. e-mail: mngomes28@hotmail.com)

Fonte: www.secretariamoderna.com.br

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