quinta-feira, janeiro 18, 2007

Quer Aprender Inglês e Francês em um Único País? Vá para o Canadá!


Mundialmente, é estimado que cerca de 800 milhões de pessoas falem inglês e que 250 milhões falem francês. Indo para o Canadá, você tem a opção de aprender uma ou ambas as línguas de uma vez só, já que ele é um país bilíngüe. Cerca de 75% dos habitantes de língua francesa do Canadá vivem na província de Quebec, que está localizada na parte leste do país, mas há comunidades de língua francesa em várias capitais.É o segundo maior país do mundo, com quase 10 milhões de km², e possui cerca de 31 milhões de habitantes, de acordo com as estimativas de 2002. A capital é Ottawa, na província de Ontário.

Além do fato de poder estudar dois idiomas em um único país, o Canadá é famoso pela qualidade de vida que oferece aos seus habitantes. De acordo com o site da embaixada do Canadá em Brasília, o Canadá é, há 7 anos consecutivos, um dos melhores lugares para se viver, segundo um levantamento realizado pela ONU - Organização das Nações Unidas. Realizado anualmente, o estudo avalia a qualidade de vida em 174 países, utilizando mais de 200 indicadores de desempenho. O Canadá conseguiu índices particularmente altos devido ao seu acesso à educação, expectativa de vida elevada (em conseqüência do sistema universal de atendimento à saúde) e baixos índices de criminalidade e violência.

Normalmente, os estudantes optam por viajar para as maiores cidades, que são Toronto (5,02 milhões), Montreal (3,54 milhões) e Vancouver (2,12 milhões). Todas têm um elevado padrão de vida, incluindo bons índices de educação, lazer, saúde e segurança, mas diferem bastante entre si. "Quem aprecia a vida noturna e gosta de festas e baladas deve ir para Toronto; Montreal é recomendado para quem gosta de atrações e passeios culturais e Vancouver é a cidade ideal para os amantes de esportes radicais, lá tem ótimas trilhas para fazer passeios off-road", aconselha Jaqueline Aguilar, gerente de marketing do CEC - Centro de Educação Canadense no Brasil.

É possível ainda citar locais mais apropriados para algumas áreas de atuação. Vancouver, por exemplo, é considerada a segunda Hollywood americana e é o local ideal para quem quer estudar cinema; já Halifax é recomendado para estudantes de comércio exterior, por conter o segundo maior porto do país. Opções de lazer e diversão também não faltam no Canadá. "Quem gosta de rodeio deve ir para Calgary. As praias canadenseses não são muito indicadas para o surfe e outros esportes náuticos, já que o Mar do Pacífico é extremamente gelado e espanta até os mais aventureiros. Mas, para quem quiser se arriscar, uma dica é Ontario, que abriga a maior praia de água doce do mundo", comenta Jaqueline.

O estudo no Canadá não é gratuito, mas é acessível. O custo médio para um estudante estrangeiro para um ano letivo (8 meses) em um programa de Artes e Ciência é de C$ 7.100 (US$ 4.765). Todavia, o ensino varia de instituição para instituição. O Canadá gasta mais per capita em seu sistema educacional do que qualquer outro país do G-7 e está entre os três principais países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

(Camila Micheletti)


***OPÇÕES DE CURSOS:

http://www.siptravel.com.br/
http://www.ci.com.br/
http://www.bil.com.br
http://www.friendsintheworld.com.br

Nenhum comentário: