segunda-feira, maio 07, 2007

Universidade Federal de Viçosa, muito prazer!


Conversando com uma candidata a caloura no MSN, percebi que muitos querem estudar em Viçosa mas poucos sabem detalhes importantes que podem facilitar a vida dos vestibulandos. Lembro que quando decidi fazer vestibular aqui, não tinha idéia de como seriam as provas, onde ficava esse lugar, etc etc etc... minha sorte foi ter "conhecido" uma formanda - a mãe dela era conhecida da minha mãe! Eu nunca a vi, mas sempre nos falávamos por telefone... eu a alugava taaaaaaaanto..rs! Mas deu certo e sou muito grata.



A cidade de Viçosa:
Viçosa está situada na região da Zona da Mata, entre as Serras da Mantiqueira, do Caparaó e da Piedade. Encontra-se a uma altitude de 649 m e tem como coordenadas geográficas o paralelo de 20°45´54´´, latitude S, e o meridiano de 45°52´54´´, longitude W Gr.. Limita-se ao norte com os municípios de Teixeiras e Guaraciaba, ao sul com Paula Cândido e Coimbra, a leste com Cajuri e São Miguel do Anta e a oeste com Porto Firme.O município é servido pelas rodovias BR 12O e MG 280. (http://www.vicosa.mg.gov.br/?area=conteudo&secao=2)


Sendo Viçosa uma cidade universitária, suas festas e sua alegria são pontos bem conhecidos. O custo de vida não é alto, se comparado com cidades de médio e grande porte. É muito fácil e comum encontrarmos Repúblicas, há anúncios de vagas em todo o centro da cidade e também em pontos estratégicos do campus universitário (Restaurante Universitário, Barzinhos, Pavilhões de Aulas, etc). Existem repúblicas para todos os bolsos e gostos.


Os graduandos em Secretariado ainda possuem uma vantagem, pois sempre há vagas de estágios remunerados dentro da UFV(em média 1 salário mínimo para 20 hs semanais). Estamos encontrando alguns problemas, pois algumas vagas desapareceram em virtude da terceirização de uma parte do setor administrativo, onde se empregava muitos acadêmicos, mas ainda há muitas vagas.


Vestibular:
Existem diversas cidades em que a prova de vestibular é aplicada. Entre elas estão ALFENAS, BARBACENA BELO HORIZONTE, BRASILIA, C. DE ITAPEMIRIM, CAMPINAS, COLATINA, FORMIGA, GOV. VALADARES, IPATINGA, ITABUNA, ITAOBIM, JUIZ DE FORA, MACAE, MANHUAÇU, MONTES CLAROS, MURIAE, NOVA FRIBURGO, PATOS DE MINAS, RIBEIRAO PRETO SAO PAULO, UBA, UBERLANDIA, VICOSA ,VITORIA,VOLTA REDONDA.
O processo seletivo é composto por duas fases: a primeira com questões de mútipla escolha e a segunda com questões discursivas envolvendo matérias específicas e redação. No caso do Secretariado as provas da segunda fase avaliam Português, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou francês) e Redação.
Há possibilidade de se investir também no Vestibular Seriado (PASES) que é feito nos 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio.
Os editais do vestibular 2008 ainda não estão disponíveis, mas é possível acessar os de 2007. Geralmente a lógica não muda muito, nem nos editais, nem nos programas avaliados.
Para mais informações acessem www.ufv.br
Cliquem no link "Vestibular", lá vcs encontram Provas Anteriores, Número de candidato/vaga, Programação dos conteúdos avaliados, etc.
Se ainda tiverem alguma dúvida, me escrevam, tentarei ajudá-los.

Vale lembrar que o Curso de Secretariado Executivo Trilingue oferece apenas 20 vagas/ano, mas o ponto de corte não chega a 70%, podendo ser considerado relativamente baixo. E que muitos passam mas não fazem suas matrículas, portanto, quem passar em ate 25° lugar (5° excedente - lista de espera) pode ficar tranquilo.
Não é preciso saber francês e inglês para entrar no curso, mas é recomendável que se tenha noção de algum desses idiomas para se fazer as provas da segunda fase. E é bom estar preparado para investir em algum curso fora, já que os idiomas são o "carro-chefe" do Secretariado.

Essas são apenas alguns esclarecimentos quanto as dúvidas mais frequentes (eu também já tive todas elas!). Se quiserem saber mais alguma coisa, repito, podem me procurar pelo orkut, MSN, email ou nos comments!


Beijos a todos e estudeeeeeeeem!!!!!!!!

Espero dar trote em vcs em 2008! hahaha

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Daniela,
Meu nome é Karoline, tenho 17 anos e este ano, concluo o 3º ano do ensino medio.Também sou mineira.

Decidi meu curso faz apenas um mes, e por isso estou meia perdida (hehehe).
Quando achei seu blog, devo confessar, gostei muito pois me ajudou muito. Ainda tenho muitas duvidas em relação ao curso e gostaria de saber se você poderia me ajudar.
Quero tenta o vestibular de Viçosa e, como você, estou no escuro, pois nunca fui à cidade, não conheço ninguém aí e por aí vai meus impedimentos.

Espero anciosa sua resposta.
Com carinho,
Karol.

A propósito, estava esquecendo o meu e-mail...
karolzinha1991_1@hotmail.com

09 Setembro, 2008 20:08

Thaís disse...

Daniela,
Me chamo Thaís , tenho 17 anos , e prestarei vestibular esse ano.
Já fui várias vezes ao campus de Viçosa e me interesso muito em prestar vestibular na UFV.
Estou perdida no que diz respeito a qual curso escolher. Mas ultimamente tenho aflorado uma intensa vontade em fazer secretariado. Porém estou perdidíssima em relação ao mercado de trabalho dessa área.
Acho interessantíssimo a sua disponibilidade de ajuda aos vestibulandos, pois ( você , claro, já sentiu na pele a tortura que são as retas finais) é agonizante essa dúvida, e ajudas como a sua vêem a calhar COM CERTEZA. Gostaria de passar meu e-mail (thaiscristinadsantos@gmail.com) para que possamos conversar sobre tais dúvidas ( se for possível ). Muito obrigada. Um abraço, Thaís.