sexta-feira, maio 11, 2007

As Perguntas Mais Freqüentes em Uma Entrevista de Emprego


"O desempenho pessoal na entrevista irá definir a contratação, pois é avaliado se o candidato(a) tem o perfil ideal para a empresa e o cargo que deverá ocupar", explica Rita de Cássia André Marques, consultora em RH, da Barduzzi Recursos Humanos (SP).


VEJA AS PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. SIGA AS DICAS DA ESPECIALISTA E BOA SORTE!


"Fale-me sobre você."

Este primeiro momento é para você mostrar seus atributos profissionais, como o domínio de línguas estrangeiras e de informática, experiência anterior, formação acadêmica, cursos suplementares, enfim, tudo o que você disser tem que valorizar o seu currículo. Falar da sua vida pessoal pode ser arriscado,a não ser que o entrevistador pergunte.


"Quais são seus objetivos a curto e longo prazo?"

Os objetivos devem ser sempre específicos, somente profissionais. Mais uma vez, lembre-se: evite se referir à vida particular. A curto prazo você deseja ser supervisora, por exemplo. Porém, a longo prazo, já traçou metas e pretende iniciar um curso de especialização, podendo ter outrasoportunidades na empresa.


"O que você procura na disputa por esta vaga?"

Uma das melhores respostas para essa pergunta é dizer que você busca novos desafios na sua vida profissional e a chance de contribuir para o crescimento da empresa.


"O que lhe atraiu na nossa organização?"

Neste caso, não vacile. Antes de tudo, procure saber o máximo que puder sobre a empresa que irá entrevistá-la. Atualmente, quase todas possuem informações disponíveis na internet e que poderão ser úteis durante a conversa.


"Quais são suas maiores qualidades?"

Não coloque muito entusiasmo na resposta, mas procure falar de desafios, de sua persistência para obtenção dos melhores resultados. Também pode demonstrar qualidades diretamente ligadas ao cargo em disputa, como dedicação, criatividade e responsabilidade. PS.: Evite soltar um "sou lindae interessante", por favor. Por mais que você realmente seja assim, pode soar um tanto quanto pedante da sua parte.


"O que considera como seu ponto fraco?"

Essa pode ser uma armadilha. Por isso, tente sutilmente transformar o tal ponto fraco em forte. Responda aquilo que, na verdade, é positivo, tal como sou exigente e perfeccionista demais nas tarefas do dia-a-dia", por exemplo.


"Você prefere trabalhar sozinha ou em equipe?"

Saiba que na hora da entrevista detalhes aparentemente insignificantes podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Aqui, tudo dependerá do cargo.Mas nunca diga "tanto faz". Mencione o quanto é sempre bom trabalhar com pessoas diferentes, que você tem facilidade de se relacionar e se adapta às necessidades da empresa.


"Por que devemos contratá-la?"

Acredite, é possível responder a essa pergunta com tranqüilidade também. Diga, categoricamente, que tem o perfil ideal para a vaga e por isso respondeu ao anúncio.


"Você se considera uma líder?"

Não demonstre muita modéstia, responda afirmativamente e se mostre capaz de desenvolver mais essa qualidade.


"Cite um caso de sucesso na sua carreira."

Caso não tenha muito que falar da sua carreira, pois ainda quer ter uma, deixe claro para o entrevistador que o seu maior sucesso está por vir, graças ao seu desempenho pessoal e entusiasmo por novos desafios.


"Você estaria disposta a mudar de cidade?"

Se o entrevistador fizer esta pergunta e você ainda não havia pensado nessa hipótese, não feche as portas logo de cara, diga que pode pensar a respeito.Afinal, dependendo da oferta da empresa, pode valer a pena. Agora, se já estava disposta a se mudar, diga que sim, com toda segurança. Agora que você já sabe o que é legal na hora de responder as perguntas de uma entrevista de emprego, veja 10 atitudes que realmente podem afundá-la.


1. Usar gírias. Mostre uma linguagem um pouco mais sofisticada, mas não rebuscada, por favor! Palavrões são proibidíssimos!

2. Falar de salário logo de cara. A iniciativa de discutir sobre dinheiro não deve partir de você. Deixe essa tarefa para o entrevistador.

3. Ser evasiva. Evite respostas curtas demais como "sim" ou "não", seja sempre objetiva mas sem se estender demais.

4. Ser arrogante. Cuidado ao falar! Não queira ensinar ou ser superior ao entrevistador.

5. Mostrar humildade excessiva. Evite frases como "preciso muito desse emprego". Não cai bem e o entrevistador não lhe dará a vaga por pena.

6. Mentir sobre sua experiência profissional. Diga apenas o que pode provar.

7. Falar mal do seu chefe anterior. Aliás, nunca menospreze a qualificação de ninguém. Isso pode pegar suuupermal pra você.

8. Reclamar da empresa anterior. Dizer que foi perseguida no seu último emprego, por mais que seja verdade, pode parecer que você não era uma profissional competente e precisava de alguém a vigiando o tempo todo.

9. Atropelar o entrevistador. É preciso escutar o que ele tem a dizer. Além disso, responda tranqüilamente apenas ao que for perguntado, dessa forma passará mais credibilidade.

10. Fazer piadinhas. Nada de tentar criar "intimidade" com o entrevistador. Você não está numa reunião de amigos e, sim, sendo avaliada profissionalmente.


3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei este exemplo de enrevista,mas,quem nunca trrabalhou em nenhuma area!o que responder????tipo:esperiencias no emprego anterior com fatos em liderança,solução de problemas!!....?

Anônimo disse...

Foram exatamente as respostas para as perguntas que me assombravam. perfeito!!!!

Anônimo disse...

obrigada pelas respostas elas me ajudaram muito, são respostas objetivas e corretas