quinta-feira, maio 10, 2007

Ser Executivo é Condição do Cargo do Secretário


A mutabilidade e a inconstância no mundo do trabalho altamente tecnológico e globalizado, faz com que as empresas busquem, cada vez mais, por profissionais altamente capacitados e dispostos a enfrentar as diversidades e desafios mercadológicos; capazes de agregar conhecimentos e trabalhar em equipes com vistas ao êxito da organização como um todo.


As empresas procuram por profissionais transparentes, éticos, sociáveis, adaptáveis, comprometidos e que, sinceramente, gostem e se dediquem ao que fazem.


É neste cenário, de seletividade e competitividade, que o Profissional em Secretariado Executivo encontra o seu campo de atuação, trabalhando como Assessor, Gestor, Empreendedor e Consultor em empresas públicas ou privadas, de pequeno, médio ou grande porte, de capital nacional ou estrangeiro, na qualidade de profissional contratado, prestador de serviços ou proprietário de seu próprio empreendimento.


O mercado de trabalho oferece um leque muito amplo de opções ao Secretário Executivo. Isto se dá graças à formação generalista e à visão holística que o Secretário carrega em sua bagagem cultural, agregando-se a isso o domínio de idiomas, as habilidades em informática e equipamentos tecnológicos, as técnicas secretariais e, o fator de suma importância para os dias atuais, a habilidade nas relações inter-pessoais.


Neste universo mercadológico, sobrevivem e despontam aqueles que adquirem, desenvolvem e estimulam uma série de competências, cada vez menos técnicas e sim, mais voltadas aos aspectos sociais.


Peter Drucker, considerado o "guru dos gurus" na administração, em um artigo recente a uma revista disse: "Daqui a algumas centenas de anos, quando a história do nosso tempo estiver sendo escrita com a perspectiva de um distanciamento maior, muito provavelmente o mais importante evento que os historiadores verão não será a tecnologia, nem a Internet, nem o comércio eletrônico. Será a mudança sem precedentes ocorrida na condição humana. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias".


A auto-administração, o auto-análise, a auto-motivação são palavras muito utilizadas atualmente e implicam na capacidade do indivíduo em conhecer os seus próprios limites e superar os seus próprios obstáculos. Para que o profissional esteja bem e trabalhe bem, produzindo e gerando resultados produtivos é mister o domínio do "auto-conhecimento".


Se o conhecimento é a palavra chave do mundo moderno, precisamos rever os nossos conceitos pois se há bem pouco tempo atrás visualizávamos, esteriotipadamente, o Profissional em Secretariado como um "tomador de notas" ou "digitador de textos", é importanter sabermos que este profissional vem ocupando cargos e galgando posições elevadas nas empresas, em ritmo acelerado, despontando dentre as profissões que mais crescem no "ranking" mundial.


O perfil do profissional Secretário acompanha as mudanças, resistências, expectativas, globalização, programas de qualidade e humanização nas empresas. As atividades em Secretariado Executivo exigem uma postura aberta para essas mudanças, uma atitude empreendedora apta a prestar suporte técnico e científico às diversas camadas hierárquicas administrativas e, ainda, prestar assessoria a executivos e dirigentes no desempenho de suas funções.


O Secretário será sempre o interface empresa-executivo, e mercado-empresa.
Quanto mais flexibilidade tiver, maior o sucesso obtido por seu intermédio e desempenho à organização.


***Dra. Valdessara Constâncio - Advogada Trabalhista, Pós Graduada em Tecnologia Educacional, Mestre em Educação e Doutora em Ciências Sociais.

(Fonte: www.secconsultoria.com.br)

Nenhum comentário: