terça-feira, abril 29, 2008

Reportagem cita Secretariado Executivo - Jornal Hoje - 28/04/08


Como conseguir o primeiro emprego?
O Jornal Hoje mostra os caminhos para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho.

A jovem estudante Tisme Varjão está participando de uma dinâmica de grupo para a seleção de estagiários. “Eu tento mostrar o que eu aprendi, tentando aplicar no mercado de trabalho”, explica.


A necessidade de experiência profissional preocupa os jovens desde a faculdade. Laíse Reimão terminou o curso de Nutrição no ano passado e, desde então, vive a angústia de não conseguir um emprego. “Nem sempre a gente consegue uma experiência durante a faculdade”, justifica.


Para conseguir o primeiro emprego, o principal conselho dos especialistas da área de Recursos Humanos é fazer estágio. É essa experiência que liga o mundo da sala de aula ao mundo das empresas. Quanto mais cedo esta porta for aberta, mais chance o profissional vai ter de ver a sua carteira de trabalho assinada.


O consultor de RH Vitoriano Garrido complementa: “Quanto mais contatos o jovem tiver, mais pessoas ele conhecer, é melhor. Hoje, a maioria das opções de trabalho aparecem por indicação”.


Como conseguir um estágio? Há várias maneiras. Nas faculdades, os murais costumam trazer informativos com vagas disponíveis. E nas rodas de conversa, quem diz que está procurando estágio pode conseguir mais facilmente do que quem esconde o jogo.

A estudante Milmara Nogueira sabe disso e faz questão de fazer contato com profissionais formados. “Eu pergunto a ele: ‘tem algum estágio lá? Quando abrir uma oportunidade, vocês podem me chamar?’. Eu dou meu celular e peço que sempre se lembrem de mim”.


A Internet também é uma ferramenta importante para a pesquisa de oportunidades. Há centenas de páginas com ofertas de vagas de estágio. O Ciee, Centro de Integração Empresa-Escola - atende 150 mil estudantes por mês e é o que oferece o maior número de vagas: hoje, há 7.675 disponíveis. Visite o site do Ciee.


Os estudantes mais procurados são os que cursam Administração, Informática, Secretariado, Engenharia Civil e Direito. Os candidatos podem se cadastrar pela Internet ou nas unidades do Ciee em todos os estados brasileiros.


A estudante de Ciências Contábeis Lisiane Ribeiro se cadastrou, participou de um longo processo de seleção e conseguiu um estágio numa grande empresa. Além de um bom currículo escolar, sabe bem o que fez a diferença para ficar com a vaga: “Sempre fui muito comunicativa, sempre passei isso para as pessoas”. E ela dá uma dica: “Não adianta você querer inventar mil coisas, uma personalidade que você não tem”.


E não custa lembrar: segundo os especialistas, um estágio bem feito é meio caminho andado para o profissional ser efetivado. “57% dos jovens que fizeram ou fazem o estágio são aproveitados na empresa onde terminaram a experiência do estágio”, afirma o gerente regional do Ciee, Alessandro Salvatore.


(Fonte: g1.com.br/jornalhoje)

Nenhum comentário: