sexta-feira, abril 11, 2008

ESPECIAL - Artigos Científicos


Textos menores que as monografias, os artigos científicos são produções acadêmicas importantes no currículo




(...) Mas, afinal, o que é um artigo científico? Qual a sua finalidade? O que é necessário para publicar?



Para muitos, as respostas para estas e outras perguntas estão na ponta da língua, mas alguns estudantes na graduação, independente de área, e até recém formados que ainda não pararam para pensar na importância destes artigos, podem se interessar pelo assunto.



O artigo científico é o resultado de uma pesquisa, de uma reflexão pessoal e "é científica porque traz uma contribuição para a área", diz o professor de Metodologia do trabalho científico, do curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Galba Ribeiro Di Mambro. "A avaliação do trabalho acadêmico é pelo que se produz", diz a professora, também do departamento de História da UFJF, Vanda Arantes do Vale.



Mas esta produção de texto, apesar de seguir determinadas normas, não é nenhum "bicho de sete cabeças". O artigo científico é menor que uma monografia de fim de curso e é "uma pequena parcela de um saber maior", como escreve Salvatore D'Onofrio, no livro Metodologia do Trabalho Intelectual.



A publicação pode ser em revistas (impressas ou eletrônicas), "e em locais que atraem pesquisadores. Quem for da mesma área, pode fazer contato depois. É por isso que se publica em Anais de eventos, congressos", diz Vanda. Ela teve o interesse em publicar artigos quando fez o mestrado.(...)



Para Vanda, os artigos são fundamentais, porque sistematizam a pesquisa realizada. "Não um bicho de sete cabeças como as pessoas enxergam". Sabendo o tema que deseja abordar, tendo o material em mãos, é só seguir as normas necessárias exigidas em trabalhos científicos. Além disso, as revistas acadêmicas e anais possuem um edital exigindo as normas técnicas.



Galba comenta que antes de escrever, é bom ler as normas editoriais do local onde se deseja publicar e prestar atenção no formato dos artigos já publicados. "Para quem quer ir treinando na graduação, pode escrever artigos escolares, sem precisar de ter uma idéia nova. Serve como um treinamento para mais tarde", aconselha Galba. (...)



A bibliografia sobre as normas técnicas é vasta "e, por vezes, repetitiva". Por isso a teoria e a prática devem andar juntas. (...)



Alguns exemplos de títulos de livros para compreender as normas técnicas que você pode consultar:


Redação Científica, de João Bosco Medeiros e Metodologia do Trabalho Intelectual, de Salvatore D'Onofrio.


Vanda mostra o livro Metodologia do Trabalho Científico, de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi. Os professores ressaltam que são só exemplos e que existem muitas outras bibliografias.



Quem produz
Pesquisar o que outras pessoas já fizeram sobre o tema que deseja escrever seu artigo ou saber o que seu professor está produzindo. Isso pode se feito pela Plataforma Lattes, base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia, do CNPQ.



"Neste site, além de saber o que as pessoas estão produzindo, no link 'Buscar Currículo', ela pode contactar a pessoa, porque nos dados pessoais tem até e-mail", ensina Vanda. Se quiser procurar por temas, clique no 'Buscar Currículo', marque a opção 'Assunto' e digite um tema, como 'hidráulica', 'células-troco', 'legislação sobre aborto', 'implante dentário', 'farmacos', 'literatura e gênero', 'mulher e exclusão', 'a construção do corpo', entre tantos outros.



Para pesquisar algumas revistas eletrônicas, a dica de Vanda é digitar algumas palavras-chave em sites de busca. "Pode ser 'revista eletrônica', 'publicação online', 'anais', 'publicação virtual', 'publicação científica'".




(Fonte:www.acessa.com/vestibular)




*****




COMO FAZER O MEU ARTIGO



O artigo é um convite à sua participação no congresso. Algumas bancas estão solicitando o artigo ensaio-crítico como apresentação de TCC, justamente para que o aluno possa expor as suas idéias de forma mais autêntica e original. Os artigos quando produzidos em mais de uma seção podem compor uma tese ou uma dissertação de mestrado.



Atualmente, tratados como papers , os artigos também podem ser de publicação para científica em revistas ou periódicos. Caracterizam-se por pequenos estudos que tratam de versões severamente científicas.



São diferentes da monografia, cujas apresentações são realizadas com o mesmo conteúdo mais com a abordagem mais formalizada. Por ter uma estrutura científica parecida com uma monografia, deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.



A introdução apresenta o assunto, o objetivo, a justificativa, metodologia empregada. No desenvolvimento, por ser o bojo do trabalho, consiste na explicação e demonstração do que foi abordado. A conclusão pode ocupar metade da folha e expõe resumidamente os resultados do assunto desenvolvido no texto.



O conteúdo do artigo abrange vários aspectos e, em geral, apresenta temas e abordagens atuais, sem a revisão da literatura e de forma muito solta, crítica e reflexiva. O artigo (paper) científico:
-versa sobre um caminho pessoal percorrido, gerado por uma experiência pessoal dando o enfoque contrário do que está sendo estudado.
-busca oferecer soluções passageiras para respostas controvertidas;
-leva a conhecimento geral, a especialização do acadêmico em assuntos, idéias novas e sonda as opiniões dos leitores em periódicos;
-aborda aspectos secundários que serão utilizados em pesquisas futuras.



Estabelecer um esquema para expor o artigo de maneira lógica e sistemática é equivalente a um projeto de monografia, levando em consideração que o artigo pode estar nos campos científico, didático, divulgação etc.



A escrita deve ser clara, objetiva, direta e a linguagem correta, precisa, coerente e simples. Adjetivos supérfluos, rodeios, repetições ou explicações inúteis devem ser evitados pela brevidade a qual compõe o texto, cuja apresentação é excessivamente de forma compacta. Outro detalhe importante é o título que deve corresponder fidedignamente aos parâmetros do texto.



Como TCC, o artigo deve apresentar os seguintes itens de elaboração. Pode ser um pouco mais extensivo e diferente quando substitui-lo:
O artigo científico é um estudo breve sobre um tema que trata de questões de natureza científica. Esse representa o resultado de estudos realizados, dada sua dimensão e conteúdo, tendo abordagens atuais. (...)








*****


SABER ACADÊMICO: UM ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO



Alguns pesquisadores defendem que escrever um artigo científico é uma tomada de decisão que implica num enorme crescimento profissional. Além disso, ressaltam que uma determinada área de conhecimento pode ser identificada por vários indicadores, inclusive pelo número e pela qualidade de textos produzidos pelos profissionais.


Assim, pode-se concluir que produzir um artigo científico é uma tarefa fundamental para qualquer área do conhecimento.É preciso lembrar, no entanto, que não basta produzir o artigo científico. Também é necessário divulgá-lo, pois, de acordo com uma velha máxima, o conhecimento tem valor apenas quando é produzido e, em seguida, transmitido para a sociedade.


A seguir as considerações de Roger Chartier, um texto deve ser produzido e divulgado no mundo social para, em seguida, circular e ser consumido. Divulgar um texto é, portanto, tão importante como produzi-lo. É claro que um artigo não deve ser divulgado em qualquer periódico. A qualidade e a circulação da revista são fundamentais para recompensar os esforços intelectuais investidos na confecção do artigo. Ademais, verificar se o texto é indexado e o qualidade do público atingido pelo periódico são tarefas fundamentais para se ter uma noção do impacto da publicação². Cabe lembrar, ainda, que um artigo não deve ser produzido e divulgado a despeito dos princípios científicos.


Em resumo, todo texto acadêmico deve seguir os preceitos da criatividade, originalidade e clareza. Deve, igualmente, apresentar-se segundo os princípios éticos e as regras técnicas. Por último, é imprescindível saber para quem você escreve, ou seja, qual público irá consumir o seu produto intelectual(...).




*****


Quer escrever seu artigo?


Então acesse:






Nenhum comentário: