terça-feira, setembro 07, 2010

10 perguntas sobre a profissão de Secretário(a) Executivo(a)


Boa tarde pessoal!


Como fiquei um bom tempo longe dos posts aqui no blog, vou aproveitar algumas perguntas que recebi no nosso e-mail (blogsecretariadoexecutivo@yahoo.com.br) para trocarmos experiências e informações. Como algumas são repetidas, vou publicá-las aqui para que possamos, juntos, sanar nossas dúvidas.


1. Gostaria de saber se um profissional formado em secretariado executivo pode prestar concurso para Letras. Um substitui o outro?

Um profissional NAO substitui o outro. Apesar de muitos cursos de secretariado terem sido originados do curso de Letras, os profissionais são distintos. Há algum tempo, os editais dos concursos para secretariado, aceitavam inscrições para pessoas com formação em letras e secretariado, fato que foi muito contestado entre os secretários executivos. Hoje esta situação já foi reconsiderada e a formação exigida para o cargo de secretário executivo é o bacharelado em secretariado, assim como ocorre na Letras (formação específica em Letras).

2. Gostaria de saber se o registro profissional na SRTE é o mesmo tanto para o técnico em secretariado quanto para o secretário executivo. Existe um registro pra quem tem formação em nível técnico e outro para o nível superior?

O registro é o mesmo tanto para técnico quanto para bacharel. Para saber detalhadamente o que é o registro e como fazê-lo, acesse o link: http://www.isecretarias.com/?p=429

3. Trabalho como secretária executiva de um diretor numa montadora e gostaria de saber a respeito do plano de carreira para secretárias.

O plano de carreira varia muito de empresa para empresa. Onde atuo, temos promoções horizontais e verticais, que estão diretamente associadas ao plano de carreira. Por exemplo, existem os seguintes cargos ligados ao secretariado: Recepcionista, Secretária Junior, Secretária Executiva da Gerência, Secretária Executiva da Diretoria e Secretária Executiva da Presidência. Se você entrar como recepcionista e for promovida a secretária júnior, ocorreu uma promoção horizontal. Verticalmente, temos cargos de gerência, diretoria e assessoria. O mais comum é o desenvolvimento da carreira horizontalmente.

Existem alguns outros pontos interessantes a este respeito. Acesse: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/plano-de-carreira-para-que-serve/44272/


http://www.secretariando.com.br/carreira/carr-34.htm

4. Oi, estava lendo alguns blogs e parei no seu, achei muito interessante os assuntos que vc fala, estou no ultimo ano de secretariado executivo trilingue aqui da UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR..Queria saber se vc gosta do curso, sei lá, trocar experiencias, saber suas opiniões sobre o curso.. pq admito que estou no ultimo ano mas ainda me sinto meio perdida!

Eu gosto muito do curso sim, acho que foi muito válido. Percebo que quando a gente está dentro da Universidade/Faculdade, não tem muita noção do que nos espera e de que como seremos recebidos pelo mercado de trabalho. Acho que um grande problema é a ilusão durante a graduação de que todos sairão lindos, ricos, bem empregados e influentes em seus locais de trabalho. Isso não é verdade. O começo é difícil, como em qualquer outra área. Eu tive sorte no estágio supervisionado, fui efetivada no fim do meu contrato. Mas nem todos tem a mesma sorte. É preciso ter consciência de que ninguém começa na Presidência de uma empresa e ganhando rios de dinheiro (com raras exceções); de que é necessário engolir vários sapos sim; que muitas vezes seus chefes estarão cheios de problema e vão descarregar em cima de você; que mais importante do que falar 20 idiomas é ter maturidade e inteligência emocional... coisas que só o dia-a-dia ensina! Mas eu me sinto feliz com minha escolha, acredito que o profissional ainda não é tão reconhecido porque não é conhecido e é nosso dever mudar essa história.


5. Gostaria em que você me ajudasse nas seguintes questões, pois estou prestes a prestar vestibular para essa profissão; e tenho algumas dúvidas a respeito. O secretariado executivo Trilingue é uma boa para homens?Essa profissão é bastante valorizada no mercado de trabalho?Em relação aos estágios - é difícil para consegui-los?A probabilidade de conseguir um bom emprego é grande? Os salários são dignos dos anos em que a pessoa passa se dedicando aos estudos? Pois o que eu ouço falar, é que o secretariado executivo é composto na maioria das vezes por mulheres!

Em relação aos homens na profissão, também ainda não sei muito a respeito, pois este é um "fenômeno" novo. O que posso dizer é que os que conheço estão empregados, mas a maioria no setor público. E que a procura pelos homens pelo curso tem crescido, o que é muito bom! Como disse na última resposta, o profissional pode e deve ser mais reconhecido, mas para isso precisa ser conhecido. Lembro-me que quando fui fazer estágio supervisionado todas as pessoas do escritório me perguntavam o que era esse curso que eu fazia, rs. Como valorizar o que não se conhece? É impossível! Em relação aos empregos e estágios, eles existem e são muitos. Mas aí entra um fator importantíssimo: a sua disponibildade para mudar de cidade e estar completamente disponível para trabalhar ou estagiar. Acredito que as capitais são as que oferecem melhores oportunidades e as cidades médias tem ganhado destaque também. Os salários variam muito de cidade para cidade e de empresa para empresa. Acho que a receita é correr atrás, ter como morar em cidades maiores (e ter um endereço nestas cidades ao enviar seu currículo) e ter uma boa pitada de sorte, como em qualquer outra profissão.


6. Gostaria de saber se você conhece alguma instituição que tenha a graduação de secretariado executivo (a distância).

Existem várias instituições que oferecem graduação, cursos tecnólogos, entre outros. Para saber detalhadamente, acesse: http://emec.mec.gov.br/ e http://siead.mec.gov.br/novosiead/web/site/#tab=1


7. Sou formada em Letras e estou pensando em fazer o curso de Tecnologia em Secretariado. Vendo a grade curricular, encontrei disciplinas como matemática aplicada, contabilidade empresarial e economia mercadológica. Na verdade não gosto muito dessa área de exatas; por isso gostaria de saber se essas disciplinas são vistas mais superficialmente ( voltadas para organização e; ou informação) ou se são estudadas mais a fundo e qual é a aplicabilidade delas na prática. Gostaria também de entrar em contato com quem exerce a profissão para uma visão mais geral do curso.

Isso depende muito de onde você vai estudar e do professor que irá ministrar a disciplina. Geralmente, estas disciplinas são dadas mais de forma geral, só para se ter uma noção. Elas são aplicáveis no dia-a-dia da empresa, mas isso também depende da área em que você irá atuar e onde irá atuar.


8. Tenho um trabalho,na realidade uma palestra que minha turma vai apresentar e estamos tendo dificuldade para achar esse material. Caso pudesse me ajudar enviando algo sobre:´´ a importância do espanhol pra a secretária´´ficaria grata.

Realmente achar algo consistente na internet sobre secretariado é complicado! Mas existem alguns sites que sempre me ajudam. Segue a lista:






9. Sou estudante do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará e já estou bem pertinho de me formar. Gostaría de saber de vocês se ai em Minas existe curso de especialização ou mestrado e quais os períodos que ocorrem a seleção. Tenho planos de fazê-los.

Até onde eu sei, não existem cursos de mestrado em secretariado executivo. Geralmente, os graduados que querem fazer mestrado e doutorado, direcionam seus estudos para a administração, comunicação e outras áreas que se relacionam com o secretariado. Já vi especialização em assessoria executiva, em uma instituição privada de Belo Horizonte, mas ainda não é reconhecida pelo MEC. Em São Paulo, existem algumas opções. Veja: http://www.fenassec.com.br/pdf/educacao_escola_curso_pos_metodista.pdf



10. Sou enfermeira, mas tive a oportunidade de atuar por 1 ano no exterior na 'area de secretariado executivo.
Gostei demais dessa experiencia, muito mais do que a minha vivência na enfermagem.
Sou fluente em 4 idiomas (inglês, português, alemão e espanhol) e estou seriamente considerando fazer uma faculdade de secretariado executivo.
Gostaria de saber sua opiniao nos seguintes aspectos:
1) Ouvi dizer que as melhores faculdades de Sao Paulo (capital) sao: PUC, Metodista e FECAP.
Dessas 3, qual a que vc considera de maior peso e credibilidade?

Como não sou de São Paulo, não tenho como opinar. Aconselho que você entre em contato com essas faculdades e procure saber sobre a regulamentação do funcionamento do curso, assim como as notas obtidas nas avaliações, como o ENADE, por exemplo. No site do MEC, você também consegue obter estas informações.
2) Seria realmente necessário fazer uma faculdade de secretariado executivo para se exercer a função, ou a experiência em si já basta?
Hoje, não consideramos mais o secretariado executivo como função, mas sim como profissão. Para o exercício pleno da profissão, é necessário que você tenha formação específica. Assim, você poderá obter seu registro profissional tranquilamente, participar de concursos públicos, sem contar a vivência e o conhecimento que uma faculdade oferece.


Espero que todos tenham gostado deste post... acho que ficou bem interessante! Críticas e sugestões, escrevam nos "Comentários" ou mandem pelo nosso e-mail. Abraços a todos!


28 comentários:

Anônimo disse...

Olá, na verdade quero manifestar minha indignação em relação as injustiças na nossa área. Sou formada em Secretariado Organizacional -Formação Trilingue pela UCPel, Pelotas/RS. Nessa mesma Universidade participei de uma seleção para secretária executiva, vaga que ao fim do processo recebeu como nomenclatura: recepcionista, e que lamentavelmente selecionou para a função, uma candidata formada em letras. A universidade que me formou, ou seja, que deveria me dar crédito, patrolou todas as candidatas formadas na área e que participaram do processo seletivo.
Como se não bastasse, no mesmo ano, a UFPel abriu concurso para o cargo de secretário executivo, e mais uma vez quem ocupou os cargos foram os profissionais da Letras. Como podemos combater isso? O que deve ser feito para mudar essa realidade?

Anônimo disse...

Detalhe: Tudo isso ocorreu no ano passado, 2010, na cidade de Pelotas

Anônimo disse...

gostaria de saber se para cursar esse curso é necessário falar inglês e espanhol?

Anônimo disse...

Olá!
Meu nome é Eliane, tenho 31 anos e trabalho como secretária há 10 anos, porém, não sou registrada como tal por não ter o certificado...
Tenho espanhol fluente e inglês intermediário, mas não sou formada. Estou me preparando para fazer um curso ou faculdade no 2º semestre, mas estou em dúvida, pois não quero nada muito longo, pois pretendo ser mãe em breve :)
Minha dúvida é Licenciatura em Letras ou Técnico em Secretariado?
Quero me preparar para depois que eu tiver meu bebê, pois não sei se continuarei na mesma empresa e sei que o mercado de trabalho está muito exigente.

Desde já agradeço pela ajuda!

jennifer disse...

gostaria de saber se fazendo a faculdade a distancia as chances de contratação são as mesmas

Anônimo disse...

O proficional de Letras pode SIM exercer a função do secretário executivo no ambito do funcionalismo público conforme garante a Lei 11.091/2005.
No entanto um profissional de Letras não pode exercer a profissão se regido pela CLT,conforme a lei nº 7.377.

elisangela disse...

queria saber com quantos anos pode comesar a fazer o curso de secretaria???

Anônimo disse...

que aulas se tem na facul de secretariado executivo?

*tamy* disse...

O ano que vem pretendo fazer uma faculdade de secretaria executiva trilíngue, porém eu só tenho conhecimento básico de dois idiomas, mas na faculdade que escolhi vi que as aulas são em língua estrangeira e quem não tiver uma língua ou tiver dificuldades poderá se socorrer a aula de reforço. Mesmo tendo esse conhecimento básico, qual a melhor ou mais viável fazer a faculdade de secretara executiva bilíngue ou trilíngue?

Unknown disse...

Oie keria saber se pra entrar na faculdade de secretariado eu tenho q saber ingles ou outras liguas. Estou em duvida entre secretariado e administracao. Pois pra secretarido ru keria fazer um curso bom de ingles. Mais nao kero perder mais um ano ppr conta disso. Gostei dessa profissao pq ela nao e mto demorada.. mais nao kero administracao. Mais nessas circunstancias acho q vou acabar fazendo.
Aah kero saber tbm se precisa-se de vestibular para fazer secretariado.
Obg no aguardo da resposta.

Unknown disse...

Oie keria saber se pra entrar na faculdade de secretariado eu tenho q saber ingles ou outras liguas. Estou em duvida entre secretariado e administracao. Pois pra secretarido ru keria fazer um curso bom de ingles. Mais nao kero perder mais um ano ppr conta disso. Gostei dessa profissao pq ela nao e mto demorada.. mais nao kero administracao. Mais nessas circunstancias acho q vou acabar fazendo.
Aah kero saber tbm se precisa-se de vestibular para fazer secretariado.
Obg no aguardo da resposta.

Unknown disse...

Quero saber se para fazer curso de tecnologia em secretariado executivo precisa prestar vestibular

Unknown disse...

Olá,
Fiz o curso superior de Secretariado Executivo, e fiz um concurso para técnico em secretariado. Mas, não tenho o técnico.
Você sabe informar se tem algum respaldo do Secretário Executivo exercer a função do técnico em secretariado? tem alguma lei que nos dê essa qualificação?
Obs: no edital do concurso tem assim: "escolaridade mínima" médio profissionalizante ou técnico na área.

Grata.

Anônimo disse...

BOA TARDE!
Faço curso de secretaria executiva e gostaria de saber sobre a área nos países fora do brasil.... estou com uma grande dificuldade de obter informações !

Anônimo disse...

Gostaria de saber na profissão secretariado executivo há um nível acima de cargos nessa área dentro da empresa? Qual seria?

Anônimo disse...

Gostaria de saber ,para fazer um concurso,do cargo de secretária executiva ,tem que ter graduação e experiencia ......

Natanael disse...

Prezados(as) Colegas Secretários(as)e aqueles que ainda irão ingressar neste ramo.

Vou expor aqui um comentário particular. Meu nome é Natanael Souza de Paiva, atualmente sou secretário terceirizado e trabalho no STJ (Superior Tribunal de Justiça), sou aluno do 5º Semestre no Curso Bilíngue na UNIP/DF e pude durante estes anos de atuação na área tirar várias conclusões.

A procura por homens na profissão aumentou, a propagação e a divulgação do nosso curso está em alta. O que isso significa que tudo está dando certo para nossa classe. Estão vários projetos na câmara e Senado para alteração nas leis, em relação aos benefícios, horas trabalhadas entre outras.
De uma coisa tenho certeza se a categoria se unir mais e trocar mais informações, assim como este blog o faz, será de grande valia para todos.

Sucesso à todos(as).
Forte abraço.

Unknown disse...

Bem...eu fiz um semestre de Secretariado Executivo e resolvi mudar de curso.
Não vou me sacrificar todos os dias a noite durante 3,4 anos,pra chegar numa sala e o meu ''chefe'' estressadinho descontar algo em mim e me tratar mal.
Nas aulas estava aprendendo a "servir" e aceitar "certas humilhações" que possivelmente passaria.
Salário realmente bom,mas você paga o preço por ele.

Unknown disse...

Concordo com vc Brunielen, eu fiz um tempo esse curso e durante esse curso a prof ensinava como servir café, água e que muitas coisas que eu fizesse o reconhecimento iria para meu chefe etc...

Unknown disse...

Boa tarde sou secretaria de uma igreja e quero saber como tirar o meu nome da cláusula da igreja

Uma Nova Hist[oria disse...

boa tarde eu fiz secretariado executivo biblingue na UNIP no ano e 2006 á 2009 o curso foi de tres anos e fiz por que era uma graduação, porem agora em varios lugares que vou , eles não aceitam como graduação cursos de tres anos? Afinal este curso é ou não uma graduação? se não que tipo de complemento devo fazer para me graduar?

Keli disse...

Pessoal é muito dificil conseguir emprego na área ? Como esta o mercado hoje em dia? Ainda procuram mais pessoas formadas em LETRAS do que o Secretariado ?

Unknown disse...

ola gostaria de fazer uma pergunta(na vdd ja to fazendo né kkk), vi uma de suas respostar e fiquei curiosa sobre algo, para fazer o curso de secretariado executivo eu preciso me formar em secretariado ou em letras antes?? ou posso simplesmente terminar o ensino medio e fazer??

Anônimo disse...

Coelha Negra, minha cara, como você conseguiria fazer um curso antes de se formar?
A ordem natural e Ensino fundamental, médio (com a possibilidade de fazer técnico junto) e por fim a universidade.
Então termina-se o ensino médio e faça qualquer curso de nível superior.

Sua pergunta foi bem mal elaborada.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Meu nome é Maiara e gostaria de saber se esse curso é difícil. Sei que a resposta poder ser individual, mas gostaria de saber a sua opinião.
Fiz um semestre de Letras - Tradução e Interpretação, e confesso que tive certa dificuldade, por diversos motivos, entre eles as matérias. Conversei com alguns professores, pois ainda estava em dúvida sobre seguir com o curso ou ir para a área de secretariado, e muitos me disseram que as matérias poderiam ser semelhantes, por isso a minha dúvida.

Amei o blog!

Muito obrigada!

Maiara.

MAURICIO FLORIANO disse...

Boa tarde!
Sou formado em secretariado e gostaria de fazer uma pós mas não na mesma area é possivel?
Quais são as opções de pós para secretariado?

Marcia Aquino disse...

Meu nome é Marcia, gostaria de fazer o curso técnico em secretáriado tenho chances de arrumar um estágio emprego fácil

Anônimo disse...

El Sr. Pedro nos ayudó recientemente con un préstamo que utilizamos para expandir nuestro negocio. ¡el proceso fue asombroso! se puso en contacto con nosotros con frecuencia para verificar y actualizarnos sobre lo que estaba sucediendo durante el pago de nuestro préstamo. fue amable y accesible y siempre pudo aclarar las preguntas que teníamos. ¡Tuvimos una gran experiencia trabajando con pedro! comuníquese con un oficial de préstamos pedro correo electrónico: pedroloanss@gmail.com