Profissionais estão cada vez mais procurando os cursos de Master in Business Administration para sua especialização e boa colocação no mercado de trabalho. Mas o que é MBA? Onde fazer? O curso vale a pena?
"Vale. Para quem está de olho em boas oportunidades de trabalho, o investimento de tempo e de dinheiro em um bom curso de pós-graduação em MBA (Master in Business Administration) já é meio caminho percorrido sobre a imensa estrada da competitividade profissional. O MBA é um título de especialização em gestão de negócios - em diversas áreas como finanças, marketing, logística, recursos humanos, agronegócio entre outras -, que capacita o profissional a atuar como um executivo em seu segmento. De acordo com um levantamento pela Organização e Sindicato das Cooperativas do Paraná (Ocepar), e divulgada na edição número 59 da revista Você S/A, há dez anos os gerentes das cooperativas paranaenses tinham apenas o nível secundário. Hoje, praticamente todos têm 3o. grau completo e pós-graduação. "É a competitividade do mercado que está fazendo com que as empresas procurem profissionais especializados e capacitados em gerir o negócio, a equipe, além de apresentar resultados", resume o economista, professor e coordenador do curso de MBA em Agribusiness da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Lopes.Hoje, existe uma série de cursos de MBA à disposição dos interessados. Cursos que podem durar um ano, um ano e meio ou até dois anos, caso haja a opção de um estágio fora do País. "É preciso que o candidato escolha uma boa escola para cursar o seu MBA. Isto pesa muito em seu currículo", alerta o professor Lopes. Porém, o custo de um curso de alto calibre pode pesar ao bolso do profissional. A mensalidade de um curso MBA em uma boa escola não sai por menos de R$ 1 mil. "Este investimento é recompensado depois com as boas oportunidades de trabalho", garante Lopes."
(Fonte: www.aviculturaindustrial.com.br)
"É um curso que não vai deixar você sair de uma entrevista com um sorriso amarelo.
Ao concluir um curso universitário nos Estados Unidos, a pessoa recebe um degree. Se o curso for numa área ligada à administração de negócios, esse degree é chamado de Business Administration, ou, abreviando, BA. No Brasil é a mesma coisa: o formando recebe um grau, e a cerimônia de conclusão do curso é chamada de "colação de grau", sendo que essa "colação" nada tem a ver com o fato de alguém ter colado para passar de ano. Ela vem do latim collatione, "comparação". Significa que o colado adquire o direito legal de ser equiparado a qualquer profissional da área. Mas aí o americano pode decidir que não quer apenas se comparar aos demais, mas se sobressair, e para conseguir isso ele terá de fazer um novo curso. Curso que, no Brasil, até pouco tempo, nós chamávamos de pós-graduação. Lá, esse curso suplementar permite colocar uma outra letrinha antes do BA: o M, de Master. Portanto, o BA dá direito a um degree, e o MBA a um pedigree.
Como todo mundo já percebeu, a sigla MBA colou no mercado de trabalho brasileiro, e o resultado prático disso é que nossos cursos de pós-graduação mudaram de nome. Mas muita gente recém-formada se pergunta se, depois de quatro longos anos de "facu", é mesmo necessário encarar mais dois de MBA. A resposta é "sim", e com ênfase absoluta. Mas, para entender exatamente por que, é preciso fazer uma profunda pesquisa de campo. A pessoa interessada deve se dirigir a um supermercado, procurar a seção de perfumaria, e parar diante da prateleira onde estão os creme dentais, vulgo pasta de dente.
E, quando isso acontece, a área de marketing tem de entrar em ação para criar um "fator diferencial da marca". Foi o que fez a turma da empresa líder do setor, a Colgate: lançou o Colgate com gardol. Um sucesso instantâneo. Isso forçou a vice-líder Kolynos a reagir, o que ela conseguiu ao colocar no mercado o Kolynos com clorofila. E a competição esquentou de vez quando, logo em seguida, apareceu uma terceira marca, Signal, que tinha hexaclorofeno! Embora nenhum consumidor soubesse exatamente qual era o real impacto daqueles três ingredientes no seu teclado bucal, a verdade é que em pouco tempo ninguém mais queria consumir uma pasta de dente que não oferecesse um "algo mais". E isso obrigou as demais marcas a inventar um "componente x" qualquer, o que é a regra do mercado até hoje. Dê só uma olhada aí na prateleira. O creme dental Phillips, por exemplo, tem LMP, e um asterisco na embalagem explica que isso é hidróxido de magnésio. Você sabe o que o hidróxido de magnésio faz? Nããão? Pois é exatamente o mesmo que um MBA faz por sua carreira: chama a atenção, diferencia, impressiona.
De certa forma, um profissional é como um tubo de dentifrício, que se expõe para chamar a atenção do consumidor final de seu talento - a empresa - com o currículo funcionando como um outdoor. E, assim como o mercado de consumo adotou os hexaclôs e lemepês, o mercado de trabalho se encantou com os mebeás. E com o mercado não se discute, adapta-se. Na hora da entrevista para um novo emprego, gardóis e mebeás têm a mesma finalidade: evitar que o pretendente seja rejeitado e aí tenha que dar aquele sorriso amarelo..."
Como todo mundo já percebeu, a sigla MBA colou no mercado de trabalho brasileiro, e o resultado prático disso é que nossos cursos de pós-graduação mudaram de nome. Mas muita gente recém-formada se pergunta se, depois de quatro longos anos de "facu", é mesmo necessário encarar mais dois de MBA. A resposta é "sim", e com ênfase absoluta. Mas, para entender exatamente por que, é preciso fazer uma profunda pesquisa de campo. A pessoa interessada deve se dirigir a um supermercado, procurar a seção de perfumaria, e parar diante da prateleira onde estão os creme dentais, vulgo pasta de dente.
E, quando isso acontece, a área de marketing tem de entrar em ação para criar um "fator diferencial da marca". Foi o que fez a turma da empresa líder do setor, a Colgate: lançou o Colgate com gardol. Um sucesso instantâneo. Isso forçou a vice-líder Kolynos a reagir, o que ela conseguiu ao colocar no mercado o Kolynos com clorofila. E a competição esquentou de vez quando, logo em seguida, apareceu uma terceira marca, Signal, que tinha hexaclorofeno! Embora nenhum consumidor soubesse exatamente qual era o real impacto daqueles três ingredientes no seu teclado bucal, a verdade é que em pouco tempo ninguém mais queria consumir uma pasta de dente que não oferecesse um "algo mais". E isso obrigou as demais marcas a inventar um "componente x" qualquer, o que é a regra do mercado até hoje. Dê só uma olhada aí na prateleira. O creme dental Phillips, por exemplo, tem LMP, e um asterisco na embalagem explica que isso é hidróxido de magnésio. Você sabe o que o hidróxido de magnésio faz? Nããão? Pois é exatamente o mesmo que um MBA faz por sua carreira: chama a atenção, diferencia, impressiona.
De certa forma, um profissional é como um tubo de dentifrício, que se expõe para chamar a atenção do consumidor final de seu talento - a empresa - com o currículo funcionando como um outdoor. E, assim como o mercado de consumo adotou os hexaclôs e lemepês, o mercado de trabalho se encantou com os mebeás. E com o mercado não se discute, adapta-se. Na hora da entrevista para um novo emprego, gardóis e mebeás têm a mesma finalidade: evitar que o pretendente seja rejeitado e aí tenha que dar aquele sorriso amarelo..."
(Fonte: http://www.vocesa.abril.com.br/)
*Existem diversos MBA's em Secretariado Executivo em vários cantos do Brasil. Não achei nenhuma lista completa desses cursos. No fds pretendo preencher as lacunas do que encontrei em outros sites e colocarei aqui para vcs.
*No site secconsultoria, vcs encontrarão uma lista com algumas opções de pós-graduação.
* Para quem se interessa em fazer pós-graduação nos Estados Unidos, vale a pena conferir :http://www.sk.com.br/sk-mba.html .
4 comentários:
Oi Daniela! sempre entro aqui mas nunca comentei... bem, gostaria de elogiar seu trabalho, o blog é otimo e ja esta entre meus favorites. posso te add no msn p/ conversarmos melhor? estou pensando em fzr secretariado aqui no rio, mas tenho algumas duvidas. abraços
ahhh sim o tal do MBA!! nao sei se vou fzr, na verdade axo q nao aguento ficar mais doias anos estudando!hahahahaha
seria comico se nao fosse tragico, mas é a real!
Dani, Bom dia. Achei seu blog pois estou procurando um MBA em Secretariado. Sou formada em Serviço Social e tb em Secretariado. Trabalho em uma cooperativa médica e agora em outubro fui nomeada para assumir o cargo de secretária em um órgão público. Vou te add no msn. Um abraço. Akaline
Tambem estou à procura de um MBA em Secretariado Executivo mas nao consegui achar muitas opções ou talvez não soube procurar direito.
Também fico na dúvida sobre o peso de um curso "on line", será que ele tem tanto reconhecimento quanto um presencial?
Acabei de retornar da Inglaterra onde morei pelos últimos 4 anos e estou disposta a seguir carreira na área.
Adorei teu blog, muito interessante.
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