sexta-feira, março 02, 2007

Arquivologia - Novas Tecnologias Otimizam Serviço e Exigem Sólida Formação Disciplinar e Cultural


A necessidade do rápido acesso à informação como condição para a agilidade das rotinas e a transparência das gestões administrativas vem conscientizando cada vez mais governantes, empresários e a população em geral sobre a importância da preservação da documentação de empresas e instituições, sejam elas públicas ou privadas. A preservação e o acesso a documentos guardados em arquivos públicos é um direito garantido constitucionalmente, cabendo ao arquivista o tratamento integral para que eles sirvam de elemento de prova ou testemunho, caso sejam requisitados.


O arquivista é o profissional que objetiva o conhecimento da natureza dos arquivos, das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização. Ele identifica, avalia para eliminar, organiza, preserva e disponibiliza os documentos produzidos em qualquer suporte (papel, foto, filme, microfilme, disquete, CD-ROM e bancos de dados on-line) e de qualquer idade, administrativos ou históricos. Dessa forma, está apto a atuar em arquivos de órgãos federais, estaduais e municipais, além de arquivos médicos, jurídicos, eclesiásticos, empresariais, como escritórios de advocacia, ou ainda em arquivos eletrônicos, fotográficos e de multimídia, entre outros.


O mercado exige, portanto, um profissional crítico que atue tanto na construção como na difusão do conhecimento. Como ele tem de avaliar a importância dos documentos, necessita de uma base cultural sólida. Também precisa de conhecimentos teórico-metodológicos sobre gestão documental e boa formação em informática. Sua formação profissional, alicerçada na interdisciplinaridade, busca prepará-lo para refletir criticamente e tomar decisões nas rotinas de sua prática profissional, desenvolvendo habilidades para utilizar novas tecnologias aplicadas ao gerenciamento das informações registradas nos documentos de arquivo.




Onde o profissional de Secretariado se Encaixa?

Durante a graduação, nós aprendemos noções de Arquivística. Para quem quiser seguir carreira exclusivamente nessa área, a melhor opção é a especialização. Essa é uma área em crescimento constante no Brasil e que ainda tem muito o que mostrar!

Boa Sorte para os que se identificam com essa formação!


Quer Saber Mais? Então Acesse:



Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)