quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Marketing Pessoal, Networking e Contatos



Entenda a diferença entre os termos utilizados para o gerenciamento pessoal da carreira. Aprenda mais sobre eles e saiba como dar um novo fôlego ao seu perfil profissional.

Você sabe a diferença entre network e marketing pessoal? Conhecer completamente cada um dos recursos para encontrar as pessoas certas que irão ajudar na sua carreira é muito importante. "Marketing pessoal é tudo o que se faz para o trabalho, incluindo discussões em comunidades profissionais", conta Gerusa Mengarda, gerente de relacionamento da Gelre. "Network é toda a sua rede de conhecimentos, contatos são apenas aquelas pessoas que você conheceu mas não cultivou como amigos", completa.

"Um bom relacionamento ou uma boa imagem é um grande capital", afirma o professor e coordenador de Pesquisa da Cásper Líbero Laan Mendes de Barros. "Para aumentar a rede de contatos, é importante estar aberto a fatores novos, conhecer novas pessoas", completa o professor.

A visão da imagem do profissional como um capital a ser explorado complementa outro recurso que tem sido valorizado recentemente, o capital intelectual. O conjunto de valores abstratos de uma empresa, o conhecimento e pesquisa acumulados por exemplo, são o capital intelectual. A imagem dos profissionais e sua rede de contatos também pode ser considerada um bem para a empresa. Para convencer de que pode adicionar algo a uma empresa, o candidato precisa compreender esse conceito. "O profissional tem que ser um demonstrador de si mesmo, ver-se como um produto", aponta a gerente da Gelre.

Para colocar-se no mercado, todas as oportunidades devem ser aproveitadas. "Até mesmo atividades culturais fora do horário de trabalho podem ser importantes para criar condições para um rede de contatos", informa o professor. No entanto, o profissional deve ser natural na sua busca por relacionamentos. "Não pode também ser um chato, que não desliga do trabalho o tempo todo, os relacionamentos devem ser naturais".

Ética é o topo da lista de prioridades para a imagem de um profissional."Os valores éticos devem ser muito claros, para que fiquem gravados na sua caminhada entre seus pares, isso é o mais importante e fortalecerá automaticamente sua rede de contatos", confirma o professor Barros. Para ele, manter os valores éticos bastante claros é mais importante do que qualquer fórmula pronta para o networking.

"Não se deve lembrar dos contatos apenas quando se precisa de um favor", conta a gerente da Gelre. O cuidado existe para que o profissional não seja visto como aproveitador ou superficial. "Não pode ser como político, que só abraça crianças em época de eleição", compara o professor. "Enviar correspondência como cartões de Natal e aniversário é um gesto interessante", de acordo com a gerente da Gelre. No entanto, "isso deve ser deixado para os relacionamentos mais próximos, para não cair no erro de lotar sempre a caixa de correspondência de alguém que nem sabe direito quem o profissional é", lembra o professor.

Misturar conversas íntimas com profissionais é um erro comum. "Um contato profissional não vai ser instantaneamente seu melhor amigo, portanto os assuntos conversados também serão restritos", conta a gerente da Gelre. "Passar de uma conversa superficial para assuntos polêmicos ou íntimos em um piscar de olhos é inadequado, mesmo que o contato ache interessante discutir assuntos íntimos com você, pode ficar receoso em recomendá-lo na esfera profissional. O relacionamento deve ser construído, conversar generalidades é um bom modo de começar a conhecer alguém. Pedir dinheiro emprestado, nunca".

O cuidado não significa, necessariamente, evitar emitir opiniões pessoais. "Cada vez mais se discute a falta de separação entre as vidas pública e privada de um profissional, o ideal é ter um discurso consistente e coerente de valores éticos tanto em uma quanto em outra e lembrar que a postura pessoal é considerada por muitas empresas como um complemento da ética no trabalho", lembra o professor da Cásper Líbero.

Qualquer que seja o relacionamento, pode ser construído em fases e categorizado na vida profissional. "É interessante separar as pessoas que realmente auxiliam na busca de emprego, as que servem apenas como fontes de informação do mercado e as que podem divulgar projetos na mídia, por exemplo. Outra dica é dividir a rede de relacionamentos de acordo com o grau de influência em uma determinada organização. Cargo e foco de atuação são outros critérios comuns", conta a gerente da Gelre. "Até o relacionamento com os concorrentes da empresa onde se trabalha pode ser importante para um futuro profissional mais rico de possibilidades", conta o professor Laan. "O importante é lembrar que amigos mais próximos serão poucos, mas deve-se tratar bem a todos".

O conceito de marketing pessoal traz, de acordo com o professor, uma falha intrínseca. "O marketing é uma ciência de posicionamento de produto, mas o ser humano não pode ser visto como uma mercadoria", conta o professor. "Preocupar-se com a ética nas amizades é o caminho mais simples para construir uma boa imagem profissional".

Os estudantes universitários podem começar a preocupar-se com o marketing pessoal desde cedo. "É importante se relacionar bem no meio acadêmico, tanto com os colegas quanto com os professores. Evitar a divisão de amizades por faixas etárias ou "tribos" é crucial.", diz o professor da Cásper Líbero. "O professor é essencial como primeiro contato profissional, deve ser visto como um mentor e com todos o aluno deve manter um bom relacionamento", confirma a gerente da Gelre.

(Fonte: www.universia.com.br)

4 comentários:

Anônimo disse...

Not Afraid: Getting Pregnant with lupus can cause some unwanted side effects you may be
higher. There were 157 study participants taking 300 mg. The pathophysiology of this swelling.


Here is my weblog ... Methow lupus specialist
Also see my site - Methow lupus specialist

Anônimo disse...

Unremarkably a patient are neurologically evaluated, diagnosed,and straightaway started on a
drug is Conjugated with a myriad of other neuromotor problems including possible loss of intellectual capabilities.
I didn't really feature personal connecter to construction, and can present change in the mental capacity's
chemistry.

My webpage Chilhowee parkinson's Disease Specialists

Anônimo disse...

Boys Blogging Books would like women with stronger relationships own a greater tendency to blog.
Ayuda en Accion's efforts to revitalise the expression represents in were no brisk walks.

my web page - click here

Anônimo disse...

Another factor for getting pregnant after tubal ligation is what kind of surgery she had in the first place and how long the remaining tubal lengths are. The drug is usually given in cycles during which follicle growth is monitored and timed intercourse is recommended.
http://www.pregnancyhelper.in