terça-feira, fevereiro 13, 2007

Assessorando o Comércio Exterior



Operar no mercado internacional exige uma reflexão sobre vários pontos, principalmente hoje, com esse mundo dinâmico. O comércio exterior assume cada vez mais um papel vital para a maioria dos países, tornando-se um elemento fundamental para o desenvolvimento das nações. Trata-se de uma variável estratégica com que o mundo capitalista busca implantar integração e internacionalização da economia mundial. Por isso é grande o número de acordos internacionais, tendo como finalidade a liberdade e a expansão das atividades comerciais.


Exportar é uma postura empresarial, uma alternativa estratégica de desenvolvimento, ganho de experiência que propicia uma dimensão global à empresa. Com isso a empresa ganha competitividade, lucratividade e estímulo para ser mais eficiente.

A exportação tem como principais vantagens: o aumento da capacidade inovadora; diversificação de mercados; aprimoramento da qualidade; oportunidade de implantação de marca internacional; marketing; extensão do ciclo de vida do produto; desenvolvimento de recursos humanos e redução de custos, ou seja, diminuição da carga tributária, a empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos, via exportação.

Primeiramente ao pensar em exportar a companhia necessita ter condições financeiras para se adaptar a produção exportadora e contar com profissionais que possuam algumas noções básicas de comércio exterior.


O secretário como assessor e gerenciador organizacional, deve manter-se a par das transformações do mercado internacional. Ter o conhecimento das regras e uso do comércio exterior brasileiro, para auxiliar as empresas nas vendas internacionais, resultando crescimento e uma grande experiência para a empresa, conseqüentemente um reflexo positivo para o país.Esse profissional tem a necessidade de dominar assuntos distintos, mostrar-se pró-ativo, informado e atualizado, ser um agente facilitador sabendo identificar as necessidades e deficiências dentro da empresa, propondo inovações, para assim garantir sua empregabilidade e conquistar o mercado de trabalho.


Ele pode contribuir nas exportações, identificando os mercados, juntamente com os outros profissionais, por meio de um estudo do mercado em que a empresa deseja operar. Este estudo é feito por meio de uma pesquisa, que se trata de uma análise do mercado externo para determinar as perspectivas de venda do produto e a maneira de obter melhores resultados (como por exemplo: revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e competitivo, e em quantidade satisfatória). Permite ainda analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas e quais as modificações que deverão ser feitas no produto para aumentar o nível de aceitabilidade.


O profissional de secretariado pode buscar informações e auxílio nas embaixadas e consulados estrangeiros. Pode ser auxiliado pelo o profissional de marketing a estabelecer contato com compradores (importadores) no exterior. Ao identificar o importador, é necessário fornecer informações sobre quantidade disponível, aspectos técnicos, condições de venda, prazo de entrega e preço unitário da mercadoria, e tudo isso é competência desse assessor.Para atuar nessas empresas multinacionais, ou organizações que aspiraram desenvolverem-se no ramo do comércio exterior, o secretário também necessita possuir domínio de outros idiomas. Saber falar inglês e espanhol é o mínimo que se pode esperar de um profissional que quer trabalhar neste ramo.Outro fator de grande importância e utilidade para o comércio exterior, e que faz parte da vida profissional do secretário, é a documentação.

Os documentos se classificam como de natureza administrativa, comercial e financeira e são emitidos para fins de desembaraço aduaneiro, embarque da mercadoria e operações cambiais. Ainda que no comércio exterior usa-se uma documentação padronizada, muitas vezes é exigida uma documentação mais específica em razão das particularidades de determinados produtos e da legislação local, e é aí que entra uma das habilidades do secretário, fazendo dessa “peça chave” uma ferramenta eficaz.


Os profissionais de secretariado precisam estar atentos às mudanças do mercado e às oportunidades, pois o ramo de comércio exterior ainda tem muito para se desenvolver. A cada dia que passa esse tema está sendo mais discutido e difundido nas organizações que almejam expandir seus negócios e ganhar competitividade internacional, e para assessorar estas organizações o mercado está buscando profissionais qualificados no assunto.


(Giovana Gimenes Schwanke - giovanags@bol.com.br

Formada no Curso Superior de Secretariado Organizacional - Formação Trilíngüe (2002)

Universidade Católica de Pelotas)

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Um comentário:

Anônimo disse...

meu e-mail atual: giovanagimenes@gmail.com