sábado, fevereiro 17, 2007

Hotelaria: que profissão é essa?


Muitas pessoas economizam boa parte de seu salário para, merecidamente, ao menos uma vez por ano, poderem fazer uma viagem. Outras passam a vida inteira programando-se para realizar esse sonho.


Independentemente de qual seja a situação, o fato é que elas precisam ou vão precisar, em algum momento de sua vida, de um hotel. E sem contar uma outra parcela que vive mais em hotéis — fechando negócios ou realizando eventos — do que em sua própria casa. É nesse momento que o hoteleiro ou administrador de hotéis torna-se uma peça fundamental em um mercado que movimenta milhões de dólares todos os anos.


A hotelaria consiste no gerenciamento de hotéis e complexos turísticos e dos serviços por eles oferecidos. Esse profissional é o responsável pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias. Seu trabalho é monitorar todos os serviços oferecidos ao hóspede — como acomodação, alimentação, recreação e lazer — e orientar e supervisionar os funcionários desses locais. A coordenação e a manutenção das instalações também ficam por conta do hoteleiro, que, além disso, negocia, com empresas fornecedoras, os mais variados produtos de que o estabelecimento necessita. Alguns desses profissionais trabalham como consultores, auxiliando na montagem de novos hotéis, desde o planejamento de marketing até o relacionamento com as autoridades dos locais onde esses empreendimentos serão instalados.


No entanto, nem só de glamour vive o ramo da hotelaria. Além de organizar grandes eventos, o hoteleiro precisa ter disposição para, por exemplo, trabalhar em fins de semana e feriados e, principalmente, possuir diplomacia para lidar com todos os tipos de cliente.

Luiz Gonzaga Godoi Trigo, diretor das Faculdades Senac de Turismo e Hotelaria de São Paulo, em recente entrevista à Folha de S.Paulo, afirmou que o candidato à Hotelaria precisa, além de ser um bom administrador, "ser bem-humorado, gostar de pessoas, de servir e de resolver e evitar problemas".


O curso de Hotelaria, recentemente criado no Brasil, dá ênfase a disciplinas como Administração, Sociologia, Economia, Direito, Alimentos e Bebidas, Divisão de Hospedagem, Marketing Hoteleiro, Manutenção e Área de Serviços Especiais — como fretar vans e conseguir ingressos para os clientes.


É muito importante que o aluno fique atento, pois o curso pode ser oferecido como Bacharelado em Hotelaria, Administração Hoteleira ou, ainda, como uma habilitação do curso de Administração. Esse curso também pode ser de graduação, com duração média de quatro anos, ou tecnológico, de dois anos.


As melhores universidades do país, segundo o Guia do Estudante 2002, são a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.
Atualmente, está havendo um aumento na demanda por esses profissionais. Existem inúmeros empregos, mas, cada vez mais, os hoteleiros precisam ser muito qualificados. A hotelaria exige do profissional disponibilidade para trabalhar muito, temperamento para atuar em equipe e flexibilidade para mudar de cidade ou país — justamente por esse motivo, é fundamental dominar dois ou mais idiomas, preferencialmente o inglês e o espanhol.


Segundo alguns profissionais, os primeiros quatro anos dessa carreira requerem muita dedicação. O seu grande crescimento acontece em hotéis de três e quatro estrelas. O salário do gerente de um hotel cinco estrelas, por exemplo, pode variar de R$ 8 a R$ 15 mil, dependendo de haver ou não participação nos lucros da empresa.


A evolução do hoteleiro depende de sua criatividade, flexibilidade e determinação em estar sempre inovando e colocando suas idéias em prática.




Esse artigo fala mais sobre o graduado em Hotelaria. Mas é fácil perceber que mais uma vez, nós podemos nos encaixar em mais uma profissão. O perfil do profissional do Turismo e do Secretariado são extrememamente semelhantes, além da questçao do domínio de idiomas. O caminho a seguir, para quem se interessa por essa área é mais uma vez, se dedicar ao Mestrado específico na área.


Quer saber mais? Então acesse:







Nenhum comentário: