segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Aparência e Etiqueta Empresarial: Simplesmente Essenciais.


Sabemos que em nossa área a imagem pessoal e a etiqueta são fundamentais. Não para "agradar" ao chefe ou à equipe, como muitos (que não tem a menor noção sobre o que é a nossa carreira) pensam, mas elas são importantes pois muitos contratos são fechados em jantares, almoços, coquetéis. Para acertar nesses eventos, é importante saber sobre a cultura do seu possível parceiro corporativo (principalmente se ele for estrangeiro).

Saber como agir, o que falar, como se vestir, a que horas chegar.... pequenas coisas que fazem toda a diferença.


A imagem pessoal é um requisito que é avaliado assim que você pisa na empresa. Essa "avaliação" começa antes da entrevista de emprego:


"MBA nos Estados Unidos, vários idiomas e capacitação técnica não são o suficiente no mercado de trabalho. Os entrevistadores muitas vezes dão uma olhada geral nos candidatos, antes de começar a entrevista, procurando dicas visuais para economizar seu tempo. Assim já são eliminados automaticamente os que estão passando mensagens negativas por meio de sua aparência ou maneiras, como um homem de meias brancas, a mulher que está roendo as unhas, etc."



Além disso, a aparência em algumas empresas pode ser usado como critério de desempate. Por isso é essencial ter cuidado com a imagem que você passa para os outros. E lembre-se: quando falamos em aparência, estamos nos referindo não só às roupas alinhadas mas também ao seu comportamento, sua postura e até mesmo sobre sua inteligência emocional.


Em qualquer área, o profissional deve causar boa impressão. Mas o Secretário Executivo, em especial, tem que se preocupar diariamente com isso, já que ele deverá ser responsável em promover e participar de eventos empresariais. Quando estamos em festas como essa, quem aparece não somos nós, e sim, a empresa na qual trabalhamos. Por isso temos que ter tanto cuidado. Se você cometer uma gafe, não é o seu nome que vai ser lembrado e sim, da sua empresa.


"A presença visual tem de dispor uma quantidade de integridade e consistência. As roupas sozinhas não serão o truque. É a harmonia de todos os sinais não verbais e a repetição deles que tornaram sua imagem consistente. Como uma identidade visual de uma empresa, que é repetida da mesma forma, seja qual for sua aplicação, é que dá consistência e credibilidade a marca."



(Daniela Frossard)



***Algumas Dicas de Etiqueta Para Você Não Errar:


CHEGADA - O horário de chegar a um evento, seja de que tipo for, é sempre um problema no Brasil. Não temos o hábito da pontualidade, o que denota desorganização de tempo. Seja pontual, porém, se o evento é patrocinado pela sua empresa, chegue 10 minutos antes, afinal você é o anfitrião.

ROUPAS - Use roupas formais, mesmo que se trate de um show. Se for um coquetel ou jantar, use terno escuro e camisa branca ou tailleur.·

MODERAÇÃO - Coma e beba com moderação. Salgadinhos e canapés podem ser tirados da bandeja com os dedos e com muita delicadeza (mas com os dedos todos abaixados). Às vezes o guardanapo de papel nos complica a vida, utilize-o nas pontas dos dedos. Dizem as normas de etiqueta que é indelicado tirar o último canapé de uma bandeja. O que fazer se o garçom se aproxima com dois canapés e você está conversando com uma pessoa? Quem vai ficar com último (o indelicado?) ou sem nenhum? Brinque a respeito "Tiramos juntos?" ou "Eu fico com um e você com o outro?"

SAÍDA - isto é um problema sério. No Brasil não se usa colocar o horário de término para um evento. Nos Estados Unidos é mais fácil, pois eles convidam para um coquetel das 19h30 às 21h e você sabe a que horas deve ir embora. Então temos que usar nosso bom senso e bom gosto, de acordo com a ocasião, a formalidade ou animação da festa. Não há necessidade de ser o primeiro a sair, mas por favor não seja o último (a não ser que você seja o irmão do anfitrião ou o próprio anfitrião). Porém, se por alguma razão você estiver entre os primeiros a ir embora, seja discreto, apenas saia, sem grandes abraços.

AUSÊNCIA - Caso não possa comparecer ao evento para o qual foi convidado, telefone avisando com a maior antecedência possível, principalmente se for uma refeição.

DIA SEGUINTE - Um evento informal é aquele onde não há distinção de cargos, pois de qualquer forma continuamos a trabalhar, a representar nossa empresa. Portanto, nada de falar mal de ninguém, nem do chefe ou da empresa Por sinal, falar mal dos outros ou da empresa para a qual trabalhamos é de profundo mau gosto. Divirta-se, porém tenha em mente que ali, naquele momento, é uma continuação do escritório. Preserve seu emprego e suas boas relações. Não aproveite o clima de confraternização da festa para extrapolar e dar vazão a sentimentos, que ficaram embotados por falta de oportunidade para extravasar. Lembre-se que, no dia seguinte, você terá que encarar colegas, chefes e subalternos. E não se esqueça nunca que, "quanto mais alto o cargo, mais cedo se deve sair".

CARTÕES - Num almoço de negócios onde haja a necessidade de troca de cartões, deve-se fazê-lo no início, pois isto facilitará a identificação das pessoas. Numa reunião comercial pequena, a troca de cartões deverá ser feita ao final do evento, a não ser que o anfitrião faça-o no início, quando os convidados retribuem a gentileza. Num evento maior deve-se perceber a oportunidade de trocar os cartões, jamais usá-lo como sua apresentação, e sim como uma forma de manter um contato recém feito. Seu cartão não é uma arma, é uma gentileza. Entregue o cartão na mão da pessoa, não o passe sobre a mesa para que seu interlocutor o apanhe. Faça-o de forma que quem o recebe, possa lê-lo imediatamente, sem ter que ficar virando o cartão. Se houver a necessidade de anotar algum dado, faça-o no verso, jamais na frente do cartão. Não deixe seus cartões no bolso traseiro da calça, e menos ainda os cartões que você receba. Os seus ficarão amassados ao sentar-se e com relação aos demais é o mesmo que "sentar-se na cara de alguém", afinal o cartão nos representa. Leve seu porta-cartões no bolso da frente da calça, do paletó ou mesmo no bolsinho da camisa.

Bons eventos!!!



Um comentário:

Daniela Frossard disse...

Galera
Queria pedir p vcs que eu ainda não conheço, me adicionatrm no msn: danielafrossard@hotmail.com
podem mandar email tb para blogsecretariadoexecutivo@yahoo.com.br ou me add no orkut http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16060980686466238511

vamos lá gnt... mtos ja apareceram mas eu sei q ainda ta faltando uma galeraaa!!
kero conhecer todo mundo!
vamos praticar o networking! hehehe

bJu! =)