quinta-feira, abril 19, 2007

A história de Rejane Pansiera - secretária da presidência do Grupo Elektro


O que é mais importante para ser uma secretária bem-sucedida? Vestir-se bem, ter boa aparência, ser extrovertida? Na opinião de Rejane Pansiera, secretária da presidência da Elektro Eletricidade e Serviços, quarta maior distribuidora de energia do Estado de São Paulo, estas carcterísticas são importantes sim, mas o fundamental é ter um bom relacionamento com todos os colaboradores da empresa. Em segundo lugar, vem a atitude e desempenho do chefe. "Se você se considera uma excelente secretária, boa parte do seu desempenho pode ser pelo fato de você trabalhar com um excelente executivo. Uma coisa leva a outra", acredita a profissional.


Rejane fala com conhecimento de causa. Seu chefe é o presidente da empresa, Orlando González, e sem dúvida é o grande incentivador do seu desenvolvimento e crescimento profissional. Ela já trabalha com o executivo há nove anos, pois atuou com ele quando ambos ainda trabalhavam em outra empresa, a International Paper. Hoje, Rejane é responsável por toda a agenda pessoal do presidente, pagamentos, agendamento de reuniões e eventos e assessoria aos executivos estrangeiros que vêm para reuniões ou mesmo visitar a empresa. "Uma das muitas responsabilidades da secretária é filtrar as informações, para aliviar o trabalho do chefe e evitar que não cheguem até ele coisas que não interessam, não são estratégicas ou mesmo devem ser repassadas para outro departamento. Neste aspecto, considero essencial conhecer a empresa como um todo e saber delegar as responsabilidades para as pessoas certas. A secretária de hoje é muito estratégica, eu decido muitas coisas que nem chegam a passar por ele. No meu caso, é uma parceria de muito sucesso", assegura ela.


As mudanças no perfil da secretária foram muitas, e Rejane soube como se adeqüar e se atualizar frente ao novo papel que o mercado exige, que em muitos casos faz com que ela atue mais como uma gerente de informações do que como secretária propriamente dita. "Quando comecei na profissão a secretária era um enfeite, estava ali apenas para receber ordens e executar atividades meramente operacionais, como atender ao telefone, passar fax, tirar xerox e ir ao banco. Hoje vejo que a profissão mudou porque o mercado também mudou. Os próprios executivos não trabalhavam tanto como hoje, e à medida que aumentaram as responsabilidades deles, a atuação das secretárias também cresceu, não só em quantidade como em qualidade", diz ela.


Já que a secretária cuida de decisões mais estratégicas, quem fica responsável pelo trabalho operacional - que precisa ser feito, de qualquer maneira? No caso de Rejane, há uma assistente - que entrou na empresa muito jovem e foi treinada pela secretária executiva - que dá conta destas tarefas. Além da assistente, Rejane ainda supervisiona os horários do motorista do presidente.


Perguntada sobre o perfil que a pessoa precisa ter para ser uma boa secretária, Rejane dispara a seguinte pergunta: "Você nasceu para ser secretária?" Segundo ela, é preciso um pouco de vocação, muito profissionalismo e ética e algumas competências técnicas e comportamentais para ser uma profissional de sucesso. Confira os pré-requisitos fundamentais, na opinião da profissional:



*Goste do que você faz - isso é premissa básica em qualquer profissão e também no secretariado;
*Conheça o negócio da empresa e os segmentos em que ela atua;
*Saiba se adeqüar ao mercado. Os principais executivos das empresas quase nunca têm tempo disponível para as férias. Portanto, quando todos estiverem descansando, pode ser que você tenha que estar ao lado dele trabalhando;
*Tenha muito jogo de cintura e flexibilidade, para fazer várias coisas ao mesmo tempo, saber delegar responsabilidades ou mesmo tomar decisões sem a presença do chefe;
*Esteja sempre aberta a aprender novas tecnologias e formas de organizar as informações. Hoje em dia é quase tudo feito pelo computador, é preciso aceitar esta realidade;
*Ser boa profissional é diferente de ser uma profissional boa. Ainda tem profissionais que usam a beleza para ganhar espaço, mas a tendência é olhar cada vez para o profissionalismo. A beleza vem apenas como um acréscimo.


Rejane tem muitos planos para o futuro. Um deles é continuar como secretária da presidência na Elektro. Para quem pensa que se aposentar como secretária é pensar pequeno demais, Rejane responde: "Muitas pessoas olham de maneira errada para o cargo de secretária. Eu acredito que o importante é você saber crescer na profissão e ser reconhecida pelo seu trabalho. O que muda é a função, a responsabilidade, e não a profissão em si", esclarece ela, feliz e realizada.


(por Camila Micheletti, colunista do site empregos.com.br)

Nenhum comentário: