domingo, julho 15, 2007

Dicas sobre Currículo


Para o empregador potencial, você é - no primeiro momento - aquilo que seu currículo apresenta. O currículo, elaborado de forma clara e precisa, bem estruturado e com o design compatível, representa uma primeira imagem positiva a seu respeito. Portanto, seja sucinto, claro, objetivo, mas completo nas informações relevantes. Cuide bem da forma gráfica do currículo.


Procure colocar-se no lugar de quem estará recebendo o seu currículo e leia-o identificando até que ponto ele traz informações importantes e concretas sobre você e seu histórico profissional. Lembre-se que o currículo deve estar coerente com o objetivo indicado e apresentar experiências e detalhes relevantes para o cargo de seu interesse. Não é adequado elaborar um currículo extenso, que contenha toda sua experiência e qualificações. O ideal é elaborar um currículo objetivo e com informações que possam ser visualizadas facilmente. Ou seja, vender a sua imagem de forma direta, conseguindo atrair a atenção do selecionador para que você seja chamado para uma entrevista, podendo participar do processo seletivo.


Um currículo com quatro páginas para uma secretária é considerado muito extenso. Em duas páginas já seria possível detalhar as informações mais relevantes. Além disso, a ordem em que os dados foram apresentados não ressalta os aspectos mais positivos do perfil. Por exemplo, conhecimentos em idiomas são informações fundamentais para a avaliação do currículo de uma secretária e por isso deveriam estar em posição de destaque no início do documento. Informe primeiro as realizações e atividades mais significativas e diretamente relacionadas com o cargo desejado. Em seguida, as demais informações podem ser indicadas.


Recomendo a seguinte ordem para a apresentação dos itens do currículo:


Dados Pessoais:

nome, endereço, telefones, e-mail, idade e estado civil.


Objetivo:

Este item merece uma atenção especial, pois além de indicar o cargo que se pretende ocupar, deve-se enfatizar a área de atuação do profissional. Não é recomendado indicar vários cargos em um mesmo currículo. Procure adaptá-lo ao perfil da vaga que estiver concorrendo ou utilize uma nomenclatura mais ampla que atenda ao perfil de cargo desejado. Vale ressaltar que o termo “Secretária Executiva” é muito utilizado para denominar o cargo pretendido, só pode ser utilizado por profissionais com graduação em secretariado executivo, já que esta é uma profissão regulamentada desde 1985. Sugerimos o cargo indicado no exemplo abaixo.

Ex: OBJETIVO: Secretária Bilíngüe


Idiomas:

Sugerimos que inclua este item logo no início do currículo para destacar as habilidades em idiomas. Mencione apenas o idioma e o respectivo nível de conhecimento.

Ex: Inglês Fluente (Residência durante 04 anos na Inglaterra)

Italiano Avançado

Francês Intermediário

Alemão Básico

Japonês Básico


Resumo de Qualificações:

Esse é um dos principais tópicos do currículo e deve ser utilizado sempre que o Histórico Profissional não for o ponto forte da experiência do profissional.Como os pontos fracos devem ser mencionados após os pontos fortes, descreveremos as principais habilidades, conhecimentos e resultados antes de incluir o histórico profissional.

- O empregador precisa conhecer suas realizações para ter uma idéia mais precisa do que você será capaz de fazer pela empresa, por isso mencione suas principais qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional, destacando os pontos que estejam relacionados com a área de seu interesse.

- Utilizar itens ao descrever as atividades desenvolvidas é adequado, pois facilita a leitura.

- Descreva resultados que possam ser medidos com objetividade. Mencione números e porcentagens que comprovem os resultados alcançados, pois desta forma impressiona ainda mais o selecionador.

- Dê preferência a atividades estratégicas, de planejamento ou resultados alcançados ao invés de citar atividades operacionais.

- Conhecimentos em informática devem ser inclusos em um item específico no final do documento.


Atribuições:

Exemplos:

- Vivência em secretariar gerência e diretoria, anotando e transcrevendo documentos em português ou em inglês.

- Habilidade em redigir correspondências e memorandos de rotina. - Organização da agenda de compromissos da chefia.

- Responsável por assistir o gerente em suas ausências, atendendo ou anotando solicitações de funcionários, clientes e fornecedores, transmitindo-lhes informações.

- Preparo, agendamento de reuniões, convenções, entrevistas e eventos.


Experiência Profissional:

- Citar o nome das empresas em que esteve empregada em letra maiúscula ou com algum outro recurso gráfico que dê maior destaque a esta informação é adequado.

- Indique o nome das empresas, uma breve descrição da mesma, os cargos ocupados e o período total de permanência na empresa.

- É mais apropriado citar o período total ao invés das datas exatas de entrada e saída das empresas para disfarçar o tempo que a profissional está afastada do mercado de trabalho. No entanto, durante as entrevistas é necessário esclarecer as datas exatas de permanência nas empresas, de qualquer forma você evita ser eliminada logo na primeira etapa de seleção dos currículos.

- Não é necessário indicar os motivos de desligamento de cada empresa. Deixe para abordar a questão durante as entrevistas.


Formação Acadêmica:

- O item de formação geralmente é mencionado logo no início do currículo. Caso não possua formação superior nem o curso técnico em secretariado, recomendamos que exclua este item do currículo.

- Se possuir o DRT, inclua pois este dado é valorizado por alguns empregadores.


Cursos e Especializações:

- Neste item, cite os cursos realizados relacionados à área de interesse, mencionando o título do curso e o nome das instituições em que os mesmos foram realizados.


Informática:

- Neste tópico, destaque seus conhecimentos em cada um dos softwares de informática.


Foto:

A inclusão de foto no currículo pode servir para despertar a atenção do leitor, no entanto é preciso ter muito cuidado na escolha da foto. Lembre-se que o currículo é um documento profissional e que deve passar uma imagem de sobriedade, fotos com roupas decotadas ou informais são inadequadas. O fundo deve ser neutro e o tamanho ideal é 5X7.




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