terça-feira, julho 29, 2008

D.E.L.E, Diploma Espanhol como Língua Estrangeira


O D.E.L.E. (Diploma Espanhol como Língua Estrangeira) é o único certificado de espanhol para não-hispânicos reconhecido oficialmente pelo Ministério de Educação Cultura e Esporte Espanhol.

Esse diploma tem grande valor internacional, principalmente para quem quer estudar em uma universidade espanhola. É interessante que as pessoas que irão fazer um curso prolongado de Espanhol para toda a vida que prestem o exame D.E.L.E., completando, desta maneira, sua valiosa estada na Espanha.

Pode-se fazer um curso preparatório para a obtenção do certificado Iniciante de Espanhol (CIE), Diploma Básico de Espanhol (D.B.E.) e o mais avançado Diploma Superior de Espanhol (D.S.E.) em várias escolas de idiomas.

Os exames são realizados em Maio e Novembro. Os estudantes interessados em inscrever-se para o teste devem entrar em contato com a Embaixada Espanhola, consulados espanhóis, Instituto Cervantes, o escritório de promoção em Salamanca ou representantes.


Para maiores informações, acesse: http://diplomas.cervantes.es/index.jsp

Exames de Proficiência em Inglês


Existem vários exames de avaliação de proficiência em inglês daqueles que o falam não como língua materna. Quatro deles são de grande abrangência e reconhecimento internacional: o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System) e o CPE (Cambridge Proficiency in English).

O TOEFL e o TOEIC são os dois exames norte-americanos mais conhecidos. O TOEFL é administrado pelo Educational Testing Service (New Jersey) e o TOEIC por uma subsidiária deste. O TOEFL tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar em universidade dos Estados Unidos ou Canadá, portanto, com vocabulário e textos mais voltados a temas acadêmicos, ao passo que o TOEIC, criado posteriormente, se propõe a ser mais direcionado àqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. No Brasil, o exame norte-americano Michigan também é conhecido, não tendo entretanto o mesmo reconhecimento no plano internacional.

O IELTS e o CPE são os dois exames britânicos mais conhecidos. O IELTS tem um objetivo semelhante ao TOEFL porém é de responsabilidade da University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES),um departamento da University of Cambridge (UK), em conjunto com o British Council, e predomina na Inglaterra, demais países do Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

O CPE é o mais avançado de um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência em inglês, também de responsabilidade do UCLES. Embora o CPE também sirva para comprovar proficiência em inglês de candidatos a cursos superiores no Reino Unido, seu objetivo é mais genérico, procurado muito na Europa por aqueles que querem demonstrar proficiência em inglês voltada ao mercado de trabalho. A série completa de exames é:

KET (Key English Test) - Cambridge Level One
PET (Preliminary English Test) - Cambridge Level Two
FCE (First Certificate in English) - Cambridge Level Three
CAE (Certificate in Advanced English) - Cambridge Level Four
CPE (Certificate of Proficiency in English) - Cambridge Level Five

O TOEFL é oferecido em 180 países, podendo ser feito a qualquer momento, enquanto que o CPE é oferecido apenas duas vezes por ano. O IELTS é oferecido em 105 países, também todos os meses, dependendo da cidade. Aproximadamente 800 mil pessoas fazem o TOEFL a cada ano e mais de 4.400 instituições de ensino superior nos Estados Unidos e no Canadá exigem o TOEFL de estudantes internacionais. 46,000 pessoas fizeram o IELTS em 1996. Em relação ao TOEFL, um número significativamente menor de pessoas fazem o CPE. O CPE, assim como o IELTS, é requisito para admissão a universidades britânicas, embora algumas delas também aceitem o TOEFL. Todos, portanto, têm orientação acadêmica, sendo que no IELTS o aluno pode optar por um exame com orientação geral, isto é, não com vistas a estudos acadêmicos.

O TOEFL e o IELTS não são exames em que o aluno passa ou não passa, ao passo que o CPE é, possuindo 3 passing grades: A, B e C. O TOEFL é atualmente oferecido em duas forma: internet-based e paper-based. O paper-based TOEFL (PBT) confere um escore que varia de 310 a 670, o internet-based (iBT) confere um escore de 0 a 120. Ambos têm validade de apenas 2 anos. Isto faz sentido, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente num período de dois anos. O IELTS confere um escore de 0 a 9.

O paper-based TOEFL é um teste de escolha múltipla dividido em três partes: Listening Comprehension, Structure and Written Expression, e Vocabulary and Reading Comprehension. As três partes têm peso igual. O paper-based TOEFL pode ser complementado pelo TWE (Test of Written English) e pelo TSE (Test of Spoken English). O internet-based TOEFL. É dividido em quatro partes: Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação. No Brasil, o TOEFL é normalmente ministrado pelos centros ou institutos biculturais brasileiros norte-americanos.

O TOEIC é composto de 2 partes: Listening e Reading, tem duração de 2 horas e pode ser feito nos mesmos institutos biculturais que aplicam o TOEFL como também em muitos dos cursos de inglês espalhados pelo Brasil. Um teste TOEIC simulado é disponibilizado gratuitamente online em: http://www.test-my-english.com/

O IELTS é composto de 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking, e tem uma duração aproximada de 3 horas e é ministrado no Brasil pelas unidades do British Council e pelas escolas Cultura Inglesa. Veja IELTS Centers in Brazil.

O CPE é composto de 5 partes: Reading, Writing, Listening, Speaking e Structural Competence. Listening tem 12% de peso e as outras secções 22%. Duração: 5 a 6 horas. É ministrado no Brasil pela Cultura Inglesa.

O TOEFL, o TOEIC e o IELTS predeterminam um prazo de validade de 2 anos. Embora o CPE e o ECPE não especifiquem um prazo de validade, é sabido que habilidades com línguas estrangeiras podem se alterar com o tempo.

Para maiores informações, acesse: http://www.sk.com.br/sk-toefl.html

DELF, Diplôme d'études en langue française


O DELF (do francês Diplôme d'études en langue française) é um certificado de língua francesa para não-nativos.

É composto de quatro partes: compreensão oral, compreensão escrita, produção escrita e produção oral. É dividido em quatro níveis: A1, A2, B1, B2.


DELF A1

Este nível valoriza as primeiras aquisições. Trata-se do nível mais elementar de utilização da língua. Neste estágio, o aluno é capaz de interacções simples: ele pode falar dele próprio e do seu ambiente imediato.


DELF A2

DELF A2 situa-se na mesma perspectiva e também valida a competência linguística de um utilizador elementar, considerado como um ator social. O candidato é aqui capaz de realizar tarefas simples da vida quotidiana. Ele pode utilizar as fórmulas polidas e de troca mais correntes.


DELF B1

Neste nível, o utilizador torna-se independente. Ele é agora capaz de prosseguir uma interacção: ele pode compreender e prosseguir uma discussão, dar o seu parecer e a sua opinião. Ele é capaz de se desenvencilhar em situações imprevistas da vida quotidiana.


DELF B2

O utilizador B2 adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender a sua opinião, desenvolver o seu ponto de vista e negociar. A este nível, o candidato mostra-se à vontade em situação de discurso social e torna-se capaz de corrigir ele próprio os seus erros



Para ter acesso a mais informações, provas e dicas, acesse: http://www.ciep.fr/pt/delfdalf/DELF.php