domingo, agosto 19, 2007

O Profissional de Secretariado Executivo Como Educador: Pesquisa, Coordenação e Docência.


(...) As atribuições recebidas por este profissional e amparadas pela Lei n. 7.377, de 30/9/1985, e pela Lei n. 9.261, de 11/1/1996, são: planejamento, organização e direção de serviços de secretaria; assistência e assessoramento direto a executivos; coleta de informações para a consecução de objetivos e metas de empresas; redação de textos profissionais especializados, inclusive em idioma estrangeiro; interpretação e sintetização de textos e documentos; taquigrafia de ditados, discursos, conferências, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; orientação da avaliação e seleção da correspondência para fins de encaminhamento à chefia; conhecimentos protocolares.


Com o perfil adquirido pelo secretário executivo neste novo milênio, é comum os encontrarmos em grandes empresas e multinacionais, normalmente exercendo funções em áreas administrativas.

Segundo Moraes (2002), algumas das habilidades que compõe o perfil deste profissional são: senso agudo e moderno de marketing e propaganda; capacidade de recrutamento pessoal; capacidade de motivação de colaboradores; parceria em tarefas e organização de estudos, interdisciplinaridade; conhecimento das novas tecnologias; criatividade; senso de organização e controle; consciência sobre suas habilidades; senso de diversidade de culturas; ética.


Torna-se fundamental, neste momento, correlacionar o “secretariar” e o “educar” para uma possível compreensão da escassez citada acima. Por ser uma profissão que forma para a área administrativa, grande parte dos alunos já saem da faculdade trabalhando em grandes empresas, posteriormente se especializando em algo que os habilite a gerenciar.


Porém, observa-se que este profissional está ligado à questão educacional durante todo o período em que está trabalhando, pois muitas vezes, mesmo sem perceber, já estão educando. Verifica-se que a todo instante os secretários executivos se condicionam a ensinar e a compartilhar os conhecimentos obtidos ao longo de uma carreira, mesmo porque esta é uma visão inovadora criada e aplicada dentro das empresas e é por meio dos treinamentos, juntamente com o setor de Recursos Humanos, que o profissional de secretariado desenvolve um pouco seu lado docente.
Segundo Maerker (1999, p. 21), os líderes


...sabem que, ao tomar a iniciativa de ensinar, de modo algum estarão perdendo poder ou credibilidade. O executivo aberto a esse tipo de descentralização, interessado em ampliar o campo de atuação da secretária, estará encaminhando rapidamente para conseguir dela não apenas um envolvimento sincero com aquilo que faz, mas, sobretudo, sua admiração e seu respeito pessoal.


O curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, como o próprio nome diz, não forma para a docência. Este é o primeiro obstáculo encontrado por profissionais desta área que queiram lecionar. As possibilidades existentes para que o secretário executivo se insira na área da educação são diversas. Uma delas é realizar uma especialização em Metodologia do Ensino Superior seguida de um mestrado na área de Educação.


Como este é um curso técnico, é indispensável que o secretário executivo que educa traga experiências obtidas em seu ambiente de trabalho para a sala de aula. Com isso, as aulas tornam-se mais reais, com exemplos do cotidiano, o que faz com que os alunos se identifiquem mais com a profissão e a caracterizem dentro de seus diversos aspectos particulares. Muitos destes profissionais trabalham como secretários executivos durante um período do dia e em outro lecionam.


Entende-se como fundamental que a universidade, por todas as suas ações, busque o equilíbrio entre vocação técnico-científica e vocação humanística. Assim deve ocorrer também com o professor do curso de Secretariado, que necessita mesclar seu conhecimento técnico adquirido na graduação com o conhecimento humano adquirido ao longo de sua carreira. As disciplinas específicas do curso de Secretariado exigem uma atenção especial, por isso devem ser lecionadas por profissionais da área altamente qualificados. São estas disciplinas que caracterizam o curso e aproximam o aluno da realidade profissional. No caso do secretário executivo, a técnica aprendida em sala de aula é fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho.


Por isso, torna-se uma missão muito importante o secretário executivo educar, mas para isso é necessário que haja uma conscientização por parte deste profissional. É fundamental que o mesmo se especialize e procure se atualizar constantemente, pois é por meio dele que o aluno terá seu primeiro contato com a profissão, ou seja, parte do professor a visão inicial proporcionada ao aluno sobre o todo que é secretariar. A necessidade de constante aperfeiçoamento por parte do profissional em secretariado que deseja lecionar é evidente. Como possui formação técnica, torna-se fundamental adaptar o saber técnico ao saber prático. Para tal, existem diversas especializações que podem proporcionar a este profissional uma visão ampla da realidade do educar e de sua importância para a humanidade.


Visualizar a educação como um momento do processo de humanização é projetar no ato de educar toda perspectiva com relação à formação de um profissional mais humano, digno e preocupado com o que o circunda. É fazer deste contato entre professor e aluno a oportunidade de compartilhar conhecimentos, dúvidas e saberes.


O profissional em secretariado executivo, dentro de suas inúmeras atribuições, traz consigo características fundamentais para a docência, como o saber ouvir, perceber ambientes, comunicar-se adequadamente com diferentes pessoas, transferir conhecimentos, mas principalmente ser profissional independentemente da situação vivida. Este profissional deve ser passível de compreender que educar é construir. É induzir à reflexão, ao pensar. É relacionar o processo educativo com a cultura, destacando os valores mais profundos do homem. (...)


(Fernanda Landolfi Maia e Paulo Eduardo Sobreira Moraes)


Trecho extraído do artigo "O perfil do secretário executivo atuante como educador em instituições de Ensino Superior no município de Curitiba e Região Metropolitana''.



Um comentário:

Maria, mãe da Gê disse...

Obrigada por sua publicação. A docência área do secretariado trilíngue muitas vezes não é questionada. A área de pesquisa, coordenação e docência deveria ser incentivada. Mas nós que temos este interesse e visão ainda buscamos esta luz no final do túnel!