domingo, julho 15, 2007

Nova Fase da Área Secretarial Aumenta Oportunidades no Mercado


Fazer e servir cafezinho, arquivar documentos, atender telefones, enviar telegramas...do estereótipo clássico que marcou as secretárias durante muito tempo, restaram apenas algumas piadas preconceituosas. Aos poucos, estas profissionais foram conquistando seu espaço no mercado de trabalho e, finalmente, o mundo começou a enxergar o Secretariado Executivo com outros olhos. Assim como os próprios executivos, estas personagens estão se tornando cada vez mais importantes para as organizações de todos os setores.


Esta valorização profissional tem contribuído muito para o crescimento e desenvolvimento da área. Se antes as secretárias eram tidas como 'babás' dos executivos, hoje suas funções foram transformadas e ampliadas. "As tarefas não são mais de apoio e sim de complementação das atividades. Esta profissional é uma assessora, gerenciadora de informação, de serviços e pessoas", explica a coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Universidade Metodista de São Paulo, Ana Maria Martins.


Esta característica multifuncional tem atraído os olhares de diversos setores. Por isso, o campo de atuação da secretaria está cada vez mais amplo. Os profissionais de secretariado podem atuar tanto em empresas públicas e privadas, como nas organizações de pequeno, médio e grande porte. "As secretárias executivas são formadas para trabalhar na gerência, diretoria, vice-presidência e presidência destas companhias", conta Ana Maria. Além disso, o mundo acadêmico vem abrindo espaços ainda maiores para os recém-formados.


Em geral, os estudantes conseguem ingressar na área antes mesmo de concluir a graduação. Mas não é tão simples quanto pode parecer. "O mercado tende a ser estável, principalmente por ser um cargo de confiança onde a rotatividade é muito baixa", assegura a gerente da Task Force, uma divisão da Gelre - empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais -, Vera Modolo.


E mais: a concorrência, como em outras áreas, também é um problema crescente no Secretariado Executivo. Por isso, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente. "Não basta ter diploma. É preciso ter conhecimentos de administração de empresas, informática e idiomas. Além disso, eficiência, serenidade, simplicidade, capacidade de decisão e organização, criatividade, iniciativa e competência são requisitos básicos para estas profissionais", alerta Vera.


Todas estas mudanças também contribuem muito para a melhoria da remuneração destas profissionais. "Justamente por serem cargos de confiança, os salários são muito altos, se comparado com as demais áreas do conhecimento", afirma Ana Maria. A coordenadora afirma que os salários de recém-formadas variam de R$ 1.600 a R$ 3.000.


Esta transformação pela qual a profissão secretarial está passando tem contribuído para aumentar a procura por formação superior na área e, conseqüentemente, para a criação de novos cursos. Segundo levantamento feito pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), existem, atualmente, 74 cursos de Secretariado Executivo no Brasil. O total de matrículas anuais é de 6.965, contrapondo-se bastante ao número de concluintes, 1.159.


(FONTE:www.universia.com.br)

Dicas sobre Currículo


Para o empregador potencial, você é - no primeiro momento - aquilo que seu currículo apresenta. O currículo, elaborado de forma clara e precisa, bem estruturado e com o design compatível, representa uma primeira imagem positiva a seu respeito. Portanto, seja sucinto, claro, objetivo, mas completo nas informações relevantes. Cuide bem da forma gráfica do currículo.


Procure colocar-se no lugar de quem estará recebendo o seu currículo e leia-o identificando até que ponto ele traz informações importantes e concretas sobre você e seu histórico profissional. Lembre-se que o currículo deve estar coerente com o objetivo indicado e apresentar experiências e detalhes relevantes para o cargo de seu interesse. Não é adequado elaborar um currículo extenso, que contenha toda sua experiência e qualificações. O ideal é elaborar um currículo objetivo e com informações que possam ser visualizadas facilmente. Ou seja, vender a sua imagem de forma direta, conseguindo atrair a atenção do selecionador para que você seja chamado para uma entrevista, podendo participar do processo seletivo.


Um currículo com quatro páginas para uma secretária é considerado muito extenso. Em duas páginas já seria possível detalhar as informações mais relevantes. Além disso, a ordem em que os dados foram apresentados não ressalta os aspectos mais positivos do perfil. Por exemplo, conhecimentos em idiomas são informações fundamentais para a avaliação do currículo de uma secretária e por isso deveriam estar em posição de destaque no início do documento. Informe primeiro as realizações e atividades mais significativas e diretamente relacionadas com o cargo desejado. Em seguida, as demais informações podem ser indicadas.


Recomendo a seguinte ordem para a apresentação dos itens do currículo:


Dados Pessoais:

nome, endereço, telefones, e-mail, idade e estado civil.


Objetivo:

Este item merece uma atenção especial, pois além de indicar o cargo que se pretende ocupar, deve-se enfatizar a área de atuação do profissional. Não é recomendado indicar vários cargos em um mesmo currículo. Procure adaptá-lo ao perfil da vaga que estiver concorrendo ou utilize uma nomenclatura mais ampla que atenda ao perfil de cargo desejado. Vale ressaltar que o termo “Secretária Executiva” é muito utilizado para denominar o cargo pretendido, só pode ser utilizado por profissionais com graduação em secretariado executivo, já que esta é uma profissão regulamentada desde 1985. Sugerimos o cargo indicado no exemplo abaixo.

Ex: OBJETIVO: Secretária Bilíngüe


Idiomas:

Sugerimos que inclua este item logo no início do currículo para destacar as habilidades em idiomas. Mencione apenas o idioma e o respectivo nível de conhecimento.

Ex: Inglês Fluente (Residência durante 04 anos na Inglaterra)

Italiano Avançado

Francês Intermediário

Alemão Básico

Japonês Básico


Resumo de Qualificações:

Esse é um dos principais tópicos do currículo e deve ser utilizado sempre que o Histórico Profissional não for o ponto forte da experiência do profissional.Como os pontos fracos devem ser mencionados após os pontos fortes, descreveremos as principais habilidades, conhecimentos e resultados antes de incluir o histórico profissional.

- O empregador precisa conhecer suas realizações para ter uma idéia mais precisa do que você será capaz de fazer pela empresa, por isso mencione suas principais qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional, destacando os pontos que estejam relacionados com a área de seu interesse.

- Utilizar itens ao descrever as atividades desenvolvidas é adequado, pois facilita a leitura.

- Descreva resultados que possam ser medidos com objetividade. Mencione números e porcentagens que comprovem os resultados alcançados, pois desta forma impressiona ainda mais o selecionador.

- Dê preferência a atividades estratégicas, de planejamento ou resultados alcançados ao invés de citar atividades operacionais.

- Conhecimentos em informática devem ser inclusos em um item específico no final do documento.


Atribuições:

Exemplos:

- Vivência em secretariar gerência e diretoria, anotando e transcrevendo documentos em português ou em inglês.

- Habilidade em redigir correspondências e memorandos de rotina. - Organização da agenda de compromissos da chefia.

- Responsável por assistir o gerente em suas ausências, atendendo ou anotando solicitações de funcionários, clientes e fornecedores, transmitindo-lhes informações.

- Preparo, agendamento de reuniões, convenções, entrevistas e eventos.


Experiência Profissional:

- Citar o nome das empresas em que esteve empregada em letra maiúscula ou com algum outro recurso gráfico que dê maior destaque a esta informação é adequado.

- Indique o nome das empresas, uma breve descrição da mesma, os cargos ocupados e o período total de permanência na empresa.

- É mais apropriado citar o período total ao invés das datas exatas de entrada e saída das empresas para disfarçar o tempo que a profissional está afastada do mercado de trabalho. No entanto, durante as entrevistas é necessário esclarecer as datas exatas de permanência nas empresas, de qualquer forma você evita ser eliminada logo na primeira etapa de seleção dos currículos.

- Não é necessário indicar os motivos de desligamento de cada empresa. Deixe para abordar a questão durante as entrevistas.


Formação Acadêmica:

- O item de formação geralmente é mencionado logo no início do currículo. Caso não possua formação superior nem o curso técnico em secretariado, recomendamos que exclua este item do currículo.

- Se possuir o DRT, inclua pois este dado é valorizado por alguns empregadores.


Cursos e Especializações:

- Neste item, cite os cursos realizados relacionados à área de interesse, mencionando o título do curso e o nome das instituições em que os mesmos foram realizados.


Informática:

- Neste tópico, destaque seus conhecimentos em cada um dos softwares de informática.


Foto:

A inclusão de foto no currículo pode servir para despertar a atenção do leitor, no entanto é preciso ter muito cuidado na escolha da foto. Lembre-se que o currículo é um documento profissional e que deve passar uma imagem de sobriedade, fotos com roupas decotadas ou informais são inadequadas. O fundo deve ser neutro e o tamanho ideal é 5X7.




*********************


Oi gnt, me desculpem pela ausência, mas fim de período é punk!! Não deixem de participar enviando e-mails para blogsecretariadoexecutivo@yahoo.com.br ou deixando algum comentário (não é preciso estar cadastrado no blogger para comentar!). bjos, ótima semana a todos.