segunda-feira, maio 26, 2008

Dica: Onde Pesquisar?


Oi gente!!


Hoje quero deixar uma dica aqui.

A cada 10 pessoas que me escrevem, 9 querem dicas de bibliografia. Eu também sofri e sofro muito com esse mal. A verdade é que os livros que temos são pobres e não são baseados em pesquisas profundas. O que nos resta é consultar o site da CAPES e correr atrás das teses e dissertaçãoes que são publicadas a cada ano.



(Dica: em "assunto", marcar a opção "expressão exata")



(Trabalhos na íntegra em .pdf)


Boa pesquisa a todos!!!

quarta-feira, maio 07, 2008

Seriado Lost Mostra Modelos de Liderança Empresarial


Sucesso de seriado da TV apresenta a metáfora de dois tipos de liderança que encontramos nas empresas e organizações. O médico Jack Shepard é o integrador, essencial em um grupo ameaçado.


Quem ainda não viu o seriado Lost deve pelo menos saber que se trata de um dos maiores do gênero e também um dos grandes fenômenos de mídia dos últimos anos. Quem já viu, sabe do que estou falando.


A trama é muito simples: um avião cai em uma ilha deserta do Pacífico, perdida no meio de lugar nenhum. De início, os sobreviventes ficam esperando por um resgate, mas logo percebem que este resgate nunca virá. Aos poucos, eles começam a constituir grupos, amizades e alianças. Existe a necessidade de se organizarem a fim de garantir a sua sobrevivência. Líderes – ou candidatos a líderes – surgem e são, de alguma forma, testados.


No fim sobram dois: o médico Jack Shephard e o enigmático John Locke. Todo o eixo da primeira temporada revolve ao redor destes dois. Eles representam formas diametralmente opostas de se encarar a realidade – e, também, por conseqüência, formas inteiramente distintas de se exercer a liderança.


Falaremos aqui do primeiro destes dois e deixaremos o segundo para uma outra oportunidade, caso se apresente.


O Dr. Jack Shephard é o típico líder integrador. Este tipo de líder se caracteriza principalmente por duas coisas: primeiro, por um alto senso de coerência interna, ou seja, de integridade, no sentido maior desta palavra – ou, pelo menos pela busca desta coerência.
Em segundo lugar, este tipo de líder se caracteriza por uma capacidade de transpor esta integração – que lhe é inerente – para o meio que o cerca. Este tipo de líder está sempre buscando integrar as pessoas à sua volta em torno de um propósito comum.
Quando se fala em “liderança baseada em caráter” ou algo do tipo, se fala principalmente deste tipo de líder – do líder integrador.


Também quando se fala que “primeiro se deve buscar a auto-liderança para depois se exercer a liderança junto aos outros” é quase impossível não pensar no líder integrador, pois é exatamente isso que ele faz: ele primeiro busca se integrar para depois integrar o grupo.


Uma imagem simples e poderosa deste tipo de líder é a do pastor de ovelhas. Quando uma ovelha se perde do rebanho, ele vai atrás dela para trazê-la de volta.


O nome do personagem, “Shephard”, em sua origem, não significa outra coisa a não ser exatamente isso: “pastor” e, mais precisamente, “pastor de ovelhas”. Em vários momentos ao logo dos episódios nós vemos pessoas que se afastam emocional ou mesmo fisicamente do convívio do grupo e são resgatadas por Shephard – como um pastor atrás de suas ovelhas.
Este comportamento, inclusive, gerou, em páginas de fãs, a seguinte discussão: “Por que o único médico do grupo de sobreviventes está sempre se embrenhando na floresta atrás de qualquer um que some?”. A resposta já foi dada aqui: não seria possível a Shephard fazer de outra forma, pois esta é a natureza do líder integrador. Nisto consiste, ao mesmo tempo, a sua força e a sua fraqueza.


Muito embora Jack Shephard tenha se firmado na segunda temporada como o líder inconteste dos sobreviventes do vôo 815, houve um momento em que esta liderança parecia oscilar entre ele e o misterioso John Locke (vivido no seriado pelo ator veterano Terry O’Quinn, em magnífica atuação).


Talvez um dos acontecimentos mais significativos e marcantes da primeira temporada foi quando vimos Locke “abdicar” do papel de líder em favor de Jack. Acredito que Locke tenha de alguma forma pressentido que o grupo necessitava daquele tipo de liderança que só o Dr. Jack seria capaz de proporcionar e, por isso, deu um passo atrás. De fato, a presença de uma liderança integradora permitiu que o grupo se tornasse coeso, construísse uma rotina e superasse as adversidades do ambiente.


Isto fica particularmente claro na segunda temporada, quando somos apresentados a um outro conjunto de sobreviventes – que haviam sido separados do grupo principal após o acidente.
No desenrolar da trama, se torna evidente que a falta de uma liderança neste segundo grupo fez com que seus membros fossem abatidos um a um, até se encontrarem com o grupo liderado por Shephard.


A chegada de novos personagens – que por sua vez possuem diferentes estilos de liderança – parece já ter alterado, de alguma forma, o comportamento de Shephard. Que conseqüências isto trará para os sobreviventes do vôo 815? Aguardamos ansiosos.


(Por Tadeu Alvarenga em 24 de junho de 2006 - www.webinsider.uol.com.br)

Especialização ou Mercado de Trabalho?


Jovens profissionais enfrentam o dilema de seguir estudando em busca de especialização ou cair logo dentro do mercado de trabalho e seguir as oportunidades que aparecem. Há um caminho do meio?

Qual desses ganha o ranking? Antigamente se ouvia falar muito que um profissional precisaria necessariamente ter pelo menos uma graduação na área para conseguir certos cargos dentro de uma empresa. Isso ainda existe?


A necessidade do mercado mudou, o foco não é o “só” o conhecimento adquirido dentro de uma sala ou simplesmente um certificado debaixo do braço. Hoje em dia existem muitos autodidatas que são excelentes profissionais e que exercem ótimos cargos e possuem um grau de importância gigante em uma empresa.


Conheço profissionais de várias áreas que depois de terem se formado ainda aguardam por uma oportunidade de conseguir exercer a profissão.
Infelizmente a realidade do Brasil ainda é complicada em relação a estudo, pois os cursos ainda não são totalmente acessíveis e não condizem com a realizade do país.


Conhecimento em sala faz falta? Muito! Nada vai tirar o fantástico mundo de uma sala de aula; melhor que o conhecimento é a possibilidade de conhecer pessoas que irão compartilhar informações ajudando muito para o seu crescimento. Aprender a se impor e trabalhar em equipe são fundamentais nesse processo.


Diploma faz falta?
Em alguns casos sim, algumas empresas ainda pensam que o diploma faz o profissional.

E o salário compensa?
Falar de questão financeira é sempre complicado, a diferença salarial de um profissional sem experiência é sempre menor. A simples frase “trabalhei alguns anos…” faz bastante diferença em uma entrevista e isso conta muito no final do mês.
O que a empresa espera de você ao te contratar?
Que você pelo menos consiga realizar as necessidade do momento, mas, quando você consegue mostrar que é capaz de realizar muito mais que ela esperava, a sua importância muda e isso é fundamental para o seu crescimento dentro da empresa.

Momento
A tecnologia em alguns momentos se torna ingrata, não conseguimos sequer acompanhar as tendências, mas podemos entender todo o procedimento, a pesquisa é fundamental para qualquer área profissional.


Com as experiência que adquiri no mercado com web, pude notar a importância de uma especialização, e não digo só o estudo acadêmico. Traçar objetivos é fundamental para alcançar certos objetivos profissionais e até pessoais, mas o diferencial é você quem faz.


(Por Tatiana Sandim - webdesigner e atua na Petrobras).

Enem 2008: inscrições estão abertas


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2008, o Enem, estão abertas até 30 de maio. O interessado pode se inscrever pela internet ou nas agências dos Correios. A prova será realizada no dia 31 de agosto, às 13 horas (horário de Brasília).

Podem se inscrever ao Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 quanto pessoas que já o concluíram em anos anteriores.

Inscrições pelos Correios
Todas as escolas que preencheram o Censo Escolar 2007 vão receber fichas de inscrição. Alunos da rede pública podem retirar a ficha na escola e, depois de preenchida, entregá-la numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas.

Estudantes da rede privada de ensino também podem retirar a ficha na própria escola, mas devem efetuar pagamento de taxa no valor de 35 reais, em qualquer agência bancária, antes de entregar a ficha nos Correios. Quem já finalizou os estudos em anos anteriores, ou seja, o egresso do ensino médio, pode retirar a ficha direto nos Correios, e também pagará 35 reais pela inscrição.

Ficam isentos de pagamento os egressos e os concluintes de instituições particulares que se declararem carentes.

Inscrições pela Internet
Para realizar a inscrição via Internet, o interessado deverá acessar a página www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha e imprimir o comprovante. Quem optar pela inscrição via rede mundial de computadores, no caso de egressos e estudantes de escolas privadas, não poderá solicitar isenção de taxa. Isso porque o sistema gera boleto automaticamente, que deve ser pago em qualquer agência bancária. O boleto estará disponível na página do Inep até o dia 25 de julho.

Necessidades especiais
Os alunos com necessidades educacionais especiais deverão declarar no ato da inscrição o tipo de atendimento de que necessita para a realização do Enem, como condição para que possam receber atendimento apropriado. Para atendimento nas unidades prisionais e hospitalares é necessário que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados até o dia 13 de junho

Confirmação
Independente da forma escolhida para inscrição, o aluno receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até essa data, o inscrito deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

O exame, que é de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova. Aqueles que fizeram a prova em anos anteriores, caso tenham interesse, poderão se inscrever novamente no Enem 2008.

Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de Ensino Superior (IES).

Resultados
O estudante receberá em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados. O participante poderá também acessar o boletim pela Internet, tendo em mãos o CPF e a senha de acesso.